Brasil

Fachin é oficialmente transferido para 2ª turma do STF

É na Segunda Turma que muitas das ações e recursos relacionados à Operação Lava Jato são julgados

Edson Fachin: após a transferência, sorteio de relatoria da Lava Jato pode ser realizado hoje

Edson Fachin: após a transferência, sorteio de relatoria da Lava Jato pode ser realizado hoje

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 09h34.

Brasília - Foi aceito o pedido de mudança do ministro Luiz Edson Fachin da Primeira Turma para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), da qual o ministro Teori Zavascki fazia parte.

Teori morreu há duas semanas em um acidente aéreo na cidade de Paraty (RJ).

É na Segunda Turma que muitas das ações e recursos relacionados à Operação Lava Jato são julgados.

Um despacho da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, publicado no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira, 2, oficializa a transferência do ministro de Turma.

A mudança não quer dizer que Fachin assume a relatoria dos processos relacionados à Lava Jato, porque isso será decidido em um sorteio entre os cinco membros da Segunda Turma - Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e, agora incluído, Edson Fachin.

No entanto, abre caminho para a realização do sorteio, já que era o último trâmite burocrático pendente.

"Consultados os demais Ministros da Primeira Turma, conforme critério de antiguidade, estes declinaram da transferência, razão pela qual defiro o pedido do Ministro Edson Fachin, nos termos dos arts. 13, inc. X, e 19 do RISTF", registrou a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, no despacho em que confirma a transferência.

Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)Teori ZavasckiCármen Lúcia

Mais de Brasil

PF abre inquérito para investigar preços 'abusivos' de combustíveis

Por uninamidade, 1ª turma do STF condena deputados acusados de desvios de emendas

Vai ter greve nacional dos caminhoneiros? O que se sabe até agora

Caminhoneiros articulam nova greve nacional após alta do diesel, diz jornal