Brasil

Espuma em praias do Rio está diminuindo

Segundo o instituto, o fenômeno é causado pela decomposição de algas submetidas a fatores como temperatura e insolação elevadas, combinadas com mar calmo


	Espuma no mar do Rio de Janeiro: a diminuição das manchas eram visíveis nesta manhã
 (Agência Brasil)

Espuma no mar do Rio de Janeiro: a diminuição das manchas eram visíveis nesta manhã (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h06.

Rio de Janeiro - A espuma amarelada que surgiu no litoral do Rio de Janeiro está se dissipando, informou hoje (7) o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A diminuição das manchas eram visíveis nesta manhã. Mais tarde o instituto divulgará um boletim sobre as condições da água para as pessoas tomarem banho de mar.

Desde o início do verão, com o surgimento das florações de algas, testes foram realizados para identificação de possíveis espécies e a única incidência constatada foi da microalga tetraselmis s.p..

A espécie não representa risco à saúde ou ao ambiente.

O Inea informou que vai incluir a identificação prévia de possíveis florações de microalgas nos testes semanais feitos por meio de uma parceria com as universidades do Estado e Federal do Rio de Janeiro.

Segundo o instituto, o fenômeno é causado pela decomposição de algas submetidas a fatores como temperatura e insolação elevadas, combinadas com mar calmo e nutrientes na água.

O Inea recomenda aos banhistas que observem os boletins de balneabilidade indicando quais praias estão próprias para banho de mar em seu site.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisÁguaMeio ambienteOceanos

Mais de Brasil

Após tornado no RS, Defesa Civil reforça alertas para temporais, cheias e deslizamentos

A aprovação do governo Lula a menos de três meses do 1º turno, segundo AtlasIntel

Genial/Quaest: Marina tem 14% e Tebet, 12%, em corrida ao Senado em SP

Anvisa aprova cinco novas canetas emagrecedoras com semaglutida no Brasil