- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Enem será 100% digital até 2026, anuncia Ministério da Educação
Versão piloto da mudança começará a valer já em 2020 em algumas capitais do Brasil; objetivo é que em cinco anos provas sejam feitas via agendamento
Modo escuro
Enem: segundo o instituto, a versão digital "vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games" (NurPhoto / Contributor/Getty Images)
Publicado em 3 de julho de 2019 às, 10h31.
Última atualização em 3 de julho de 2019 às, 12h40.
São Paulo – O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, anunciou nesta quarta-feira (3) que a partir de 2020 as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas de forma presencial, mas digitalmente.
Em nota enviada à imprensa, o órgão diz que a versão digital "vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games".
Com essa mudança, o governo federal diz que pretende realizar o exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento.
Segundo o instituto, a medida "será também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente". A ideia é que, até 2026, o exame seja todo digitalizado.
Em 2020, algumas capitais já terão aplicação do teste digital. No primeiro ano de teste, a expectativa é que 50 mil alunos realizem a prova, contra cerca de 5 milhões que devem realizar a prova em 2019.
Até agora, o Inep informou que as capitais serão Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Rio de Janeiro, Manaus, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.
A partir de 2020, o Enem terá aplicação digital. A implantação será progressiva e, inicialmente, os participantes poderão escolher pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional. A proposta é que em 2026 não exista mais aplicação em papel. https://t.co/flUTVcjF74. pic.twitter.com/2kUd3VSnzp
— Inep (@inep_oficial) July 3, 2019
Entenda a mudança
As novidades no Enem serão feitas gradualmente. Para os alunos inscritos na edição deste ano, não haverá nenhuma alteração.
Já em 2021, será inaugurado o modelo "piloto" da digitalização. No ano que vem, os estudantes terão a opção de escolher a modalidade desejada para a realização da prova, que poderá ser física, digital ou de reaplicação — voltada para os candidatos que tiveram algum problema durante a versão online. O digital segue opcional até 2025.
A partir de 2026, a prova será 100% digital. "A consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares ao longo do ano, por agendamento, em todo o país, e reaplicação também em modelo digital", diz a nota.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.