Brasil

Dilma visita basílica após sua chegada em Roma

A presidente está na Itália para participar nesta terça-feira da missa que inaugura o pontificado do papa Francisco, às 9h30 (5h30 de Brasília)

A presidente Dilma Rousseff chega a Roma para participar da cerimônia do início do pontificado do papa Francisco (Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff chega a Roma para participar da cerimônia do início do pontificado do papa Francisco (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 08h15.

Vaticano – Ao chegar nesse domingo (17) a Roma, a presidenta Dilma Rousseff esteve em uma das principais referências da arquitetura e arte da Itália: a Basílica de Santa Maria Maggiore.

A igreja foi uma das primeiras construídas no país em homenagem à Virgem Maria, no ano de 431. Vários papas a reformaram e promoveram obras de restauração. A presidenta aproveitou para jantar em um restaurante de comida típica italiana.

A basílica visitada pela presidenta está em território italiano, mas é propriedade da Santa Sé, pois tem status extraterritorial semelhante ao concedido às embaixadas e representações estrangeiras, segundo diplomatas.

A presidenta visitou o local, que reúne obras de arte, acompanhada pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Aloizio Mercadante (Educação) e Helena Chagas (Comunicação Social).

A agenda da presidenta para hoje (18) ainda não foi divulgada. Dilma está na Itália para participar amanhã (19) da missa que inaugura o pontificado do papa Francisco, às 9h30 (5h30 de Brasília). Inicialmente, a previsão é que Dilma terá encontro privado com o papa por alguns minutos.

O papa Francisco deverá conversar com a presidenta sobre a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro. Francisco já confirmou presença no encontro e o Vaticano informou que o papa fala português.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPaíses ricosPapa FranciscoPapasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVaticano

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria cadastro nacional de condenados por violência contra a mulher

Comissão da Câmara aprova projeto de lei para incluir animais domésticos no Censo Demográfico

MPF busca solução para liberar 400 estrangeiros retidos no aeroporto de Guarulhos

Lula avaliará situação de Juscelino após viagem, diz Jaques Wagner

Mais na Exame