Brasil

Delegada da Lava Jato encabeça indicação para diretor da PF

Também na lista tríplice eleita pela ADPF estão o delegado Rodrigo Teixeira e Marcelo Freitas, ambos de Minas Gerais

Polícia Federal: (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Polícia Federal: (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2016 às 15h03.

Última atualização em 1 de agosto de 2017 às 14h39.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo – A delegada Érika Mialik Marena, uma das responsáveis pela condução da Operação Lava Jato em Curitiba, foi a mais votada por seus pares entre os candidatos a diretor-geral da Polícia Federal. Para a liderança, a delegada recebeu 1.065 votos de colegas de todo o Brasil.

Também na lista tríplice eleita pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) estão os delegados Rodrigo Teixeira (924 votos) e Marcelo Freitas (685 votos), ambos de Minas Gerais. Ao todo foram nove candidatos, todos em atividade e ocupando a última classe da carreira.

Até a primeira quinzena de junho, a lista será entregue ao presidente em exercício Michel Temer (PMDB) que define quem ocupará o atual posto de Leandro Daiello. O diretor deve deixar o cargo após as Olimpíadas.

Não há obrigação em indicar a delegada, mas, ao menos durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), abriu-se uma convenção de nomear o mais votado. Assim, Érika pode ser a primeira mulher a comandar a PF.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (31), em coletiva de imprensa da ADPF, na sede da associação, em Brasília.

Acompanhe tudo sobre:Polícia Federal

Mais de Brasil

Lula supera Flávio Bolsonaro nas redes após debate sobre sigilos, diz Datrix

Comitê da ONU pede que Meta proteja liberdade de expressão nas eleições brasileiras

Lula aceita condições de Flávio para abrir sigilos, mas cobra dados de empresa ligada a Willer Tomaz

Pesquisa Gerp: Flávio Bolsonaro tem 53% e Lula, 47%, no 2º turno