Exame Logo

David Miranda, ex-deputado federal, morre no Rio aos 37 anos

A informação foi confirmada pelo marido de Miranda, o jornalista Glenn Greenwald, em uma publicação no Twitter

(Michel Jesus/Agência Câmara)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 9 de maio de 2023 às 09h18.

Última atualização em 9 de maio de 2023 às 15h34.

O ex-deputado federal David Miranda(PDT-RJ) morreu na manhã desta terça-feira, 9, no Rio de Janeiro, aos 37 anos. A informação foi confirmada pelo marido de Miranda, o jornalista Glenn Greenwald, em uma publicação no Twitter. Ele deixa três filhos.

"É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu esposo, @DavidMirandaRio. Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos", escreveu Glenn.

Veja também

“A vida de David foi extraordinária em todos os aspectos. Sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão no Jacarezinho. Mas uma vizinha linda e compassiva, Dona Eliane, o acolheu apesar de ter 4 filhos e da profunda pobreza, tornou-se sua mãe, deu-lhe uma chance de vida”, acrescentou o esposo de Miranda.

Miranda estava internado desde 6 de agosto de 2022na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio,para tratar uma infecção gastrointestinal. Ele sofreu infecções sucessivas, em um quadro de septicemia, uma infecção generalizada no sistema gastrointestinal.

Carreira política de David Miranda

David Miranda nasceu em Jacarezinho, subúrbio do Rio e é jornalista de formação. Sua mãe faleceu quando ele tinha apenas cinco anos e foi criado pela tia, já que nunca conheceu seu pai. Iniciou sua trajetória no PSOL. O político foi o primeiro vereador LGBTQIA+ do Rio de Janeiro, eleito em 2017.

Nas eleições 2018, foi candidato à Câmara dos Deputados. Recebeu mais de 17 mil votos e ficou com a primeira suplência da coligação PSOL-PCB. Com a decisão do deputado eleito Jean Wyllys de não assumir o mandato, Mirando assumiu em fevereiro de 2019. Em janeiro de 2022, se desfiliou do PSOL e foi para o PDT.

Após internação, deputado desiste de concorrer à reeleição

Um mês após o diagnóstico, Miranda desistiu de disputar à reeleição para a Câmara dos Deputados. Segundo seu marido, a decisão de desistir da eleição foi tomada em conjunto, entre amigos e familiares do parlamentar.

Em março deste ano, Greenwald afirmou em um relato publicado nas redes sociais que Miranda estava acordado e conseguia conversar, apesar da traqueostomia que teve que fazer, mas ainda se mantinha ligado a uma máquina de ventilação mecânica.

Casamento com Glenn Greenwald

Miranda e Glenn se conheceram em 2005. Oficializaram o casamento poucos meses depois e completaram 17 anos de união. O casal trabalhou junto na campanha pelo asilo de Edward Snowden no Brasil.

Lula lamenta morte de Miranda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do político em uma publicação no Twitter."Meus sentimentos ao Glenn e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais", escreveu o petista.

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ),a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e o ex-deputado Jean Wyllys também repercutiram a morte do político.

O que é septicemia, causa da morte de David Miranda?

Segundo a biblioteca virtual do Ministério da Saúde, a septicemia, ou sepse, é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo.

Acompanhe tudo sobre:MortesCâmara dos Deputados

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame