Brasil

Com ruas cheias, Rio diz que vai ampliar fiscalização em praias e shopping

Pelo segundo dia de flexibilização da quarentena, o movimento foi intenso, com descumprimento das novas regras na cidade

Na atual fase de flexibilização do município, só é permitido tomar banho de mar e praticar esportes aquáticos, como o surfe. (Sergio Moraes/Reuters)

Na atual fase de flexibilização do município, só é permitido tomar banho de mar e praticar esportes aquáticos, como o surfe. (Sergio Moraes/Reuters)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 13 de junho de 2020 às 17h07.

Nesta sexta-feira de Dia dos Namorados, em meio ao feriadão de Corpus Christi, tinha gente nas ruas do Rio de Janeiro que parece ter esquecido que estamos em meio à pandemia do novo coronavírus. Em Madureira, próximo ao Mercadão e ao shopping do bairro, camelôs e pedestres pareciam disputar espaço nas calçadas.

Os shoppings, pelo segundo dia, receberam muitos visitantes dispostos a fazer compras. As praias não estavam lotadas como costumam ficar em condições normais, mas muitos cariocas decidiram aproveitar o belo dia de sol nas areias, driblando as normas de isolamento social impostas para frear o avanço do novo coronavírus no Rio.

No Recreio, na Barra e também na Zona Sul, o movimento foi intenso, com grupos tomando sol nas areias, o que ainda não é permitido pela prefeitura.

Com alguns policiais militares e guardas municipais acompanhando a movimentação, mas sem fazer abordagens, as orlas estavam cheias de pessoas sem máscaras. Na atual fase de flexibilização do município, só é permitido tomar banho de mar e praticar esportes aquáticos, como o surfe. De resto, fica liberado apenas o calçadão, mas respeitando o distanciamento — o que também não era visto.

Nesta sexta, em diversas praias das zonas Sul e Oeste, era possível encontrar crianças brincando com os pais, cachorros com seus donos passeando à beira-mar e até famílias armando barracas e cadeiras nas areias.

Tudo isso num dia em que a capital fluminense chegou à marca de 40.504 casos do novo coronavírus, com 4.877 mortes, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde. Em todo o estado, na noite desta sexta-feira, eram 77.784 pacientes infectados pela Covid-19, com 7.417 óbitos.

Após os flagras do GLOBO, sexta-feira de Dia dos Namorados, a prefeitura prometeu aumentar a atuação de agentes na orla no fim de semana.

"Vamos atuar nas praias do Rio para orientar os frequentadores sobre o distanciamento social necessário para a preservação da vida. Estamos diariamente atuando com a Guarda Municipal para passar a todos os protocolos de higiene", diz Alessandro Carracena, subsecretário de Ordem Pública.

A Prefeitura do Rio disse ter ampliado a fiscalização nos shoppings para coibir pontos de aglomeração e conferir o cumprimento de outras medidas exigidas. Nos dois primeiros dias de funcionamento desses estabelecimentos comerciais, a Vigilância Sanitária realizou 29 inspeções, que resultaram em 27 multas e cinco interdições, a maioria por aglomeração.

Aos comerciantes de rua, o prefeito Marcelo Crivella pediu paciência. Principalmente aos de Madureira, na Zona Norte do Rio, onde muitos já abriram suas lojas nesta sexta-feira.

"Abriu com que autorização? Não tem. O shopping tem como a gente controlar. As lojas (de rua) vão abrir daqui a pouco. Aguardem, por favor. Não temos satisfação alguma em fazer notificações em multas, ainda mais agora em que o comércio precisa faturar mais", afirmou Crivella.

Um levantamento parcial feito pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostra que pelo menos 60% das lojas já reabriram. Algumas tiveram problemas para voltar à atividade por questões operacionais, já que a reabertura antecipada. As principais vendas foram em lojas âncoras e de eletrodomésticos. Também foi observada uma redução no tempo de permanência dos clientes.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMarcelo CrivellaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp