Com brasileiros na frente da fila, Lula relança Mais Médicos; veja ao vivo
Outras áreas da saúde, como enfermagem e odontologia, devem ser contempladas. Assista ao vivo ao lançamento do programa
Repórter
Publicado em 20 de março de 2023 às 05h40.
Última atualização em 20 de março de 2023 às 11h11.
Nesta segunda-feira, 20, o programa Mais Saúde para o Brasil, em formato reformulado do antigo Mais Médicos, será lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Palácio do Planalto.
O novo formato deve incluir áreas da saúde além da medicina epriorizar profissionais brasileiros.
- Lula participa de reunião sobre aumento da mistura de biodiesel no diesel nesta sexta-feira
- Como será o novo Mundial de Clubes? Entenda o formato que já tem Palmeiras e Flamengo garantidos
- União faz acordo para desistir de 20 mil processos trabalhistas
- Moraes nega recurso de Bolsonaro contra multa por propaganda eleitoral antecipada
- Trump diz que será 'preso' na terça e convoca protestos
- Após encontrar Michelle, Bolsonaro anuncia nova data de retorno ao Brasil
A cerimônia de lançamento está marcada para ocorrer por volta das 11 horas, e Lula participa ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Em nota, o governo afirmou que"a iniciativa vai ampliar o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais".
Assista ao vivo ao lançamento do novo Mais Médicos
O anúncio do novo programa também havia sido feito pelo ministro-chefe da Secretaria da Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, no sábado, 18, via Twitter.
Quais as promessas do novo Mais Médicos?
De nome novo, o programa Mais Saúde para o Brasil chega com a promessa de expandir para outras profissões da área da saúde comoenfermeiros, assistentes sociais e dentistas, segundo Pimenta.
A expectativa é que sejam anunciados incentivos de permanência dos profissionais nos municípios. Ainda de acordo com o ministro, o novo formato deve priorizar brasileiros.
Por último, Pimenta afirma que o programavai investir em construção e reformasde Unidades Básicas do SUS pelo país, "ampliando o atendimento no Brasil".
O que foi o Mais Médicos?
O Mais Médicos foi criado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff. De acordo com Pimenta, o programa "chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros".
Em agosto de 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro substitiu o programa pelo Médicos Pelo Brasil. A principal mudança foi o fim do contrato temporário de três anos pela contratação dos profissionais pelo regime de Conslidação das Leis do Trabalho (CLT).
Atualmente, onúmero de médicos é recorde, mas faltam profissionais em vários locais, s egundo dados da edição de fevereiro daDemografia Médica, feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento indica que a principal razão é a desigualdade na distribuição regional dos médicos.
(Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)