Coelho: responsabilidade pela catástrofe é conjunta

O ministro da Integração Nacional reconheceu que ficou chocado durante a visita que fez ontem às cidades afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse hoje que o cenário atual do Rio de Janeiro é "desolador" e disse que a responsabilidade pela catástrofe é "conjunta", e não apenas dos municípios. Após encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro ponderou, contudo, que os municípios têm uma parcela importante de responsabilidade no ocorrido.

"A responsabilidade é conjunta - dos municípios, dos Estados e da União. É evidente que cabe também aos municípios uma parcela importante disso, porque o ordenamento do espaço urbano é competência deles", disse, ressaltando que as ocupações irregulares no Rio de Janeiro são fruto "de anos e anos sem planejamento urbano".

O ministro reconheceu que ficou chocado durante a visita que fez ontem às cidades afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro. De acordo com ele, o episódio lembrou a cheia do Rio Ipojuca, no Pernambuco, em 2009, que, segundo ele, trouxe prejuízos para mais de 30 cidades.

De acordo com Bezerra Coelho, o momento é de prestar ajuda às vítimas e apenas depois analisar quem foram os culpados. "O momento é de prestar ajuda e depois fazer análises sobre omissões ou erros de enfrentamento e preparação para essa situação", disse Bezerra Coelho.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.