Exame Logo

Celso Sabino toma posse como ministro do Turismo; saiba quem ele é

 A entrada do deputado é o primeiro passo do centrão para ganhar mais espaço no governo Lula e sedimentar a base aliada no Congresso

Sabino: foi nomeado no dia 14 de julho e já despacha como titular da pasta desde do dia 17 (Agência Câmara/Agência Câmara)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 06h00.

O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) toma posse nesta quinta-feira, 3, como o novo ministro do Turismo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sabino foi nomeado no dia 14 de julho e já despachacomo titular da pasta desde o dia 17.

A posse do deputado é o primeiro passo de uma reforma ministerial que deve dar mais espaço ao centrão no governo petista em troca de apoio parlamentar.

Veja também

Atualmente, a base de Lula conta com pouco menos de 140 votos na Câmara e depende da liberação de emendas e cargos para alcançar o quórum constitucional de 308 deputados. O União Brasil tem 59 deputados e já ajudou a derrotar o governo em votações na Câmara, como a do Marco do Saneamento.

Além do Turismo, o União Brasil comanda mais duas pastas:

  • Integração Nacional, com Waldez Góes;
  • Comunicações, com Juscelino Filho.

O Turismo era comandado pela deputada Daniela Carneiro, que era do União Brasil, mas migrou para o Republicanos. Daniela é esposa do prefeito de Belford Roxo, Waguinho Carneiro. A dupla apoiou Lula nas eleições presidenciais e foram considerados determinantes para diminuir a rejeição do petista no Rio de Janeiro.

Como os parlamentares do União Brasil na Câmara não consideravam Daniela como uma escolha da bancada, mas sim uma decisão pessoal de Lula, o partido não se via obrigado a se alinhar ao governo em votações. A expectativa da articulação política é que a entrada de Sabino melhore o cenário de negociações.

Quem é Celso Sabino, o novo ministro do turismo?

Natural de Belém, Sabino é administrador e advogado de formação. Ele está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal. Ele é considerado um aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Em seu site oficial, Celso Sabino se diz cristão e frequentador da igreja evangélica. Em suas principais pautas, a biografia destaca a saúde, a segurança e a defesa animal.

Na atual legislatura, Sabino apresentou 197 propostas legislativas, das quais 119 foram arquivadas.

O deputado já foi relator de propostas, como do PL 1518, que deu origem à Lei Aldir Blanc 2 de fomento ao setor cultural, e do PL 2337, que propôs alterações no imposto de renda, que está parado no Senado.

Atualmente no União Brasil, o ministro do Turismo já passou por quatro partidos.  O político foi eleito pelo PSDB em 2018, mas deixou a legenda após se alinhar ao governo Bolsonaro e defender o apoio do partido a Lira em vez de Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara.

Reforma ministerial

Lula negocia outras mudanças com partidos de centrão. O ministério dos Esportes — deve ir para o Republicanos —, a Embratur, a Funasa, os Correios e a Caixa estão no pacote do bloco. O governo tem hoje 37 ministérios.

Acompanhe tudo sobre:Ministério do TurismoGoverno Lula

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame