Brasil

Cariocas sentem efeitos da mobilização policial para Rio+20

O Rio de Janeiro amanheceu sob forte esquema de segurança devido ao início da cúpula

Segurança é reforçada e vias de acesso estão restritas devido a manifestações populares e à segurança dos chefes de Estado que participarão da abertura oficial da Rio+20 (Marcello Casal Jr/ABr)

Segurança é reforçada e vias de acesso estão restritas devido a manifestações populares e à segurança dos chefes de Estado que participarão da abertura oficial da Rio+20 (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2012 às 12h03.

Rio de Janeiro - A cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob forte esquema de segurança nesta quarta-feira devido ao início da cúpula de chefes de Estado e de governo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), da qual participarão, até sexta-feira, cerca de 100 líderes.

O esquema, em vigor desde a semana passada, no começo das negociações da Rio+20, foi reforçado na madrugada de hoje com a chegada da maioria dos líderes que participarão da reunião.

Desde a primeira hora do dia, helicópteros militares sobrevoam à baixa altura os bairros Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca, onde se concentra a maioria dos hotéis nos quis estão hospedados os chefes de Estado e de governo e suas delegações.

A vigilância se estende também às águas da Baía de Guanabara e do mar aberto que banha a zona sul da cidade, onde são visíveis várias embarcações da Marinha.

No esquema de segurança participam cerca de 15 mil policiais e militares, segundo o Ministério da Defesa.

Nos dois aeroportos da cidade e nos hotéis, soldados vestidos com traje de combate e armados com fuzis fazem a guarda, enquanto agentes da Polícia Federal vestidos de preto e fortemente armados circulam por diversas áreas.

O Comando Militar do Leste informou que cerca de 450 motociclistas do Exército, da Marinha, da Força Aérea, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Guarda Civil da cidade se encarregam de abrir passagem às comitivas que transportam os líderes em seus deslocamentos pela cidade.

Para facilitar a circulação no caótico trânsito do Rio, a Prefeitura declarou recesso escolar de hoje até sexta-feira e as repartições públicas têm ponto facultativo. As outras atividades da cidade funcionam normalmente.

Nos arredores do Riocentro, onde acontecem as reuniões de cúpula, a 40 quilômetros do centro da cidade, a vigilância foi dobrada, com militares e cercas para impedir a circulação de pessoas não autorizadas.

O espaço aéreo do local foi bloqueado pela Força Aérea e baterias antiaéreas foram instaladas nos arredores para prevenir qualquer atentado, embora as autoridades não tenham informado sobre qualquer ameaça terrorista.

Nas imediações da Avenida Niemeyer, a Força Aérea proibiu também os voos à baixa altura, o que afeta a prática de voos de asa-delta e parapente. 

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisMeio ambienteSustentabilidadeseguranca-digitalRio+20

Mais de Brasil

Fim da escala 6x1 deve ser votado nesta quarta em comissão da Câmara

Pode ir só com PF realiza nova operação sobre fraude no INSS

Senado aprova MP que estabelece piso salarial dos professores da educação básica

Tarcísio diz que Flávio Bolsonaro precisa explicar suas relações com Daniel Vorcaro