Exame Logo

Câmara homenageia Eduardo Campos e Pedro Valadares

Os parentes dos dois foram agraciados com placa que celebra os relevantes serviços prestados pelos ex-parlamentares

Sessão solene: parentes se comprometeram a continuar compromissos de ex-deputados (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2014 às 21h54.

Brasília - Os ex-deputados Eduardo Campos e Pedro Valadares, mortos em acidente de avião no último dia 13, em Santos (SP), foram homenageados hoje (2) em sessão solene da Câmara dos Deputados .

Em seus pronunciamentos, os deputados enalteceram o bom humor e o legado deixado por Campos e Valadares. Os parentes dos dois foram agraciados com placa que celebra os relevantes serviços prestados pelos ex-parlamentares.

Veja também

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que tanto Eduardo Campos como Pedro Valadares tinham em comum o projeto de tornar o Brasil em um país em que não faltasse trabalho, pão, educação saúde, teto e segurança a um único brasileiro.

Segundo Alves, as ações do ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, servirão de exemplo.

“É grande o legado deixado por ele. Sua bem sucedida trajetória no governo de Pernambuco e a sua maneira de fazer política servem de paradigma para todos nós, comprometidos com a constituição de um Brasil mais próspero, justo e solidário”, disse.

Durante a homenagem, os parentes de Campos e de Valadares se comprometeram a continuar os compromissos dos ex-deputados.

A viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, disse que a Câmara foi o cenário em que Eduardo e Valadares fizeram “a boa política, defendendo seu povo em busca de justiça”.

Rodrigo Valadares, filho de Pedro, ressaltou o jeito brincalhão do pai e a parceria com Eduardo Campos de mais de 20 anos.

Renata Campos estava acompanhada dos cinco filhos do casal e da mãe de Campos, a ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União.

A maioria dos líderes partidários foi à tribuna do plenário da Câmara para prestar homenagens aos ex-colegas e falar do legado que os dois deixaram ao Parlamento e ao Brasil.

Líder do PSB e candidato à Vice-Presidência da República, o deputado Beto Albuquerque (RS), disse que Valadares e Campos deixaram lembranças de compromissos com a boa política, a lealdade partidária e a decência no trato da coisa pública.

Beto Albuquerque acrescentou que a tragédia aérea que matou os dois e mais cinco pessoas da equipe de campanha não vai interromper os ideais do ex-candidato à Presidência, Eduardo Campos.

“É muito difícil de compreender, mas é fácil de superarmos [a tragédia] por meio das palavras do próprio Eduardo: ‘Não podemos deixar nada pela metade’. Este partido e esta bancada não deixarão pela metade a caminhada iniciada por Eduardo Campos”, ressaltou.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoCâmara dos DeputadosEduardo CamposGovernadoresMortesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame