Brasil

Brasil faz superávit primário recorde com Petrobras

Superávit primário foi de 27,8 bilhões de reais em setembro, maior valor da série histórica

Plataforma P-52, da Petrobras: capitalização da empresa salvou as contas do governo (Germano Luders/EXAME)

Plataforma P-52, da Petrobras: capitalização da empresa salvou as contas do governo (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 11h04.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília  - O setor público consolidado brasileiro registrou superávit primário de 27,8 bilhões de reais em setembro, maior valor da série histórica iniciada em dezembro de 2001. O resultado foi impulsionado por receitas levantadas pelo Tesouro com a operação de capitalização da Petrobras.

"O superávit do governo central foi influenciado pelo recebimento de receitas da cessão onerosa pela exploração de petróleo, pagas pela Petrobras, em montante superior às despesas com a capitalização da empresa", disse o BC em nota.

Com a forte arrecadação atípica, a economia feita pelo governo superou o volume de juros apropriados no mês e o país registrou um superávit nominal de 11,782 bilhões de reais.

A dívida pública líquida recuou a 41 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no mês passado, frente a 41,4 por cento do PIB em agosto.

O resultado primário veio um pouco abaixo da estimativa de um saldo positivo de 29,75 bilhões de reais levantada por sondagem Reuters junto a 12 analistas.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasMercado financeiroBanco CentralGoverno

Mais de Brasil

Lula pede ao TSE cassação da chapa de Flávio por abuso de poder econômico e favorecimento em redes

Lula supera Flávio Bolsonaro nas redes após debate sobre sigilos, diz Datrix

Comitê da ONU pede que Meta proteja liberdade de expressão nas eleições brasileiras

Lula aceita condições de Flávio para abrir sigilos, mas cobra dados de empresa ligada a Willer Tomaz