Brasil

Após 15 anos, começa hoje ampliação de Viracopos

A ideia é entregar o novo complexo já para a Copa do Mundo de 2014


	Aeroporto de Viracopos, em Campinas
 (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

Aeroporto de Viracopos, em Campinas (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 09h25.

Campinas - A Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) concedeu nesta quinta-feira (30) autorização para o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. Depois de 15 anos de promessas e projetos, as obras de modernização de toda a estrutura do terminal começam nesta sexta-feira. A ideia é entregar o novo complexo já para a Copa do Mundo de 2014.

"Essas obras vão transformar Viracopos no mais moderno aeroporto da América Latina. Com a licença concedida dentro do prazo que havíamos solicitado, vamos entregar o novo terminal até maio de 2014", garantiu Luiz Alberto Küster, diretor-presidente do Consórcio Aeroportos Brasil, vencedor do leilão de privatização em 6 de fevereiro.

A obra é considerada estratégica para absorver a demanda do setor aéreo no Estado e fundamental para a atração da sede da abertura da Copa. "Fizemos um apelo ao Estado para que a licença saísse até agosto, porque temos um período sem chuvas até novembro. Com isso, vamos preparar tudo, lançar as sapatas e, quando começar o período de chuvas em novembro, o prédio já estará brotando", explicou Küster, destacando a importância de começar logo a terraplenagem.

Estrutura

O novo terminal terá 110 mil m² de área total, edifício-garagem com três pisos e capacidade para 4,5 mil veículos (o atual suporta 2,1 mil) e 28 posições para estacionamento de aeronaves com pontes de embarque e desembarque (fingers), o que não existe atualmente, além de sete posições remotas (com acesso aos aviões por ônibus).

A construção do novo terminal, da nova pista e do estacionamento fazem parte da primeira etapa das obras durante o período de 30 anos de concessão. Ao todo, cinco etapas deverão transformar Viracopos numa cidade aeroportuária, com centro de convenções, hotel e shopping.

De acordo com a concessionária, a primeira etapa receberá investimento de R$ 1,4 bilhão. Ao todo, serão investidos R$ 8,4 bilhões nas cinco fases. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilCopa do MundoEsportesFutebolSetor de transporteTransporte e logísticaTransportestransportes-no-brasilViracopos

Mais de Brasil

Brasil ultrapassa 5 milhões de casos prováveis de dengue

TSE afirma ter 570 mil urnas eletrônicas em estoque, número suficiente para cobrir danos no RS

Temporais devem retornar ao Rio Grande do Sul nesta semana; veja previsão

Expectativa é avaliar danos no aeroporto Salgado Filho a partir da sexta-feira, diz ministro

Mais na Exame