Brasil

Anvisa rejeita pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19

O remédio "não atende às expectativas da agência quanto aos requisitos mínimos de segurança e eficácia no contexto do uso emergencial", disse a Anvisa em nota

Vista da sede da Anvisa em Brasília (Ueslei Marcelino/Reuters)

Vista da sede da Anvisa em Brasília (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de junho de 2021 às 17h13.

Última atualização em 22 de junho de 2021 às 17h50.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou nesta terça-feira pedido de autorização para uso emergencial no Brasil do medicamento Avifavir contra a covid-19, apontando que as limitações, incertezas e riscos da aprovação do remédio superam os benefícios no tratamento de pacientes.

De acordo com o voto da diretora Meiruze Freitas, relatora do pedido apresentado pelo Instituto Vital Brazil para uso no país do medicamento desenvolvido por duas empresas russas, o remédio "não atende às expectativas da agência quanto aos requisitos mínimos de segurança e eficácia no contexto do uso emergencial", disse a Anvisa em nota.

"A Anvisa continua comprometida com o avanço da saúde pública do país durante esta pandemia sem precedentes. A agência deve usar de todas as vias possíveis para fazer com que novos tratamentos estejam disponíveis para os pacientes o mais rápido possível. Entretanto, não se pode autorizar o uso de um medicamento que não demonstrou benefício clínico no tratamento da Covid-19 e ainda pode resultar em riscos à saúde dos pacientes", afirmou a diretora relatora, segundo comunicado da Anvisa.

De acordo com a Anvisa, nenhuma autoridade regulatória no mundo aprovou o Avifavir para o tratamento da Covid-19, e o insumo farmacêutico ativo (IFA) do medicamento ainda não foi registrado no Brasil.

Até o momento, o Brasil já aprovou para tratamento de Covid-19 o fármaco remdesivir e duas associações de anticorpos monoclonais, formadas pelo casirivimabe com o imdevimabe e pelo banlanivimabe com o etesevimabe.

  • Quer saber tudo sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas contra a covid-19? Assine a EXAME e fique por dentro.
Acompanhe tudo sobre:AnvisaCoronavírusPandemiaRemédios

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo