Brasil

Vice rompe com Del Nero e ameaça levar denuncias à CBF

Estratégia para que Delfim não assuma: a manobra de Del Nero para tentar eleger o coronel Antônio Nunes não foi bem aceita por outros dirigentes


	Estratégia para que Delfim não assuma: a manobra de Del Nero para tentar eleger o coronel Antônio Nunes não foi bem aceita por outros dirigentes
 (REUTERS/Ricardo Moraes)

Estratégia para que Delfim não assuma: a manobra de Del Nero para tentar eleger o coronel Antônio Nunes não foi bem aceita por outros dirigentes (REUTERS/Ricardo Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 11h14.

Rio - Marcada para quarta-feira, a eleição para vice-presidente da CBF se transformou em uma batalha jurídica e abriu um racha no comando da entidade.

A manobra do presidente licenciado Marco Polo Del Nero para tentar eleger o coronel Antônio Nunes, presidente da Federação Paraense, não foi bem aceita por outros dirigentes e fez ampliar o bloco da oposição.

Gustavo Feijó, vice-presidente da região Nordeste da CBF, promete fazer nesta terça-feira na sede da entidade uma série de denúncias contra a atual gestão.

"Além desta convocação para a eleição de vice-presidente, há muitos outros atos irregulares. Vou levar um documento com todos os artigos do estatuto que não estão sendo respeitados. Não posso concordar com o que vem acontecendo na CBF", disse Feijó ao jornal à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

O dirigente não quis revelar o teor das denúncias, mas antecipou que o alvo é Del Nero.

"Não concordo com o pedido de licença. Estou muito decepcionado com ele. Até alguns dias atrás, eu acreditava no Del Nero porque eu perguntava se ele tinha culpa no cartório e ele dizia que não devia nada. Mas, se quem não deve não teme e não precisa ter medo, porque ele pediu licença?", questiona.

Feijó lidera um grupo de oito federações do Nordeste que passaram a fazer oposição a Del Nero: Alagoas, Pernambuco, Piauí, Bahia, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Antes, apenas as federações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul se declaravam publicamente contrárias à gestão de Del Nero.

A eleição para vice-presidente da CBF está suspensa pela Justiça desde a última sexta-feira. Nesta segunda-feira, o juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2.ª Vara Cível, negou recurso da CBF, manteve a suspensão e ainda estabeleceu multa de R$ 100 mil caso a entidade descumpra a sua decisão de suspender o pleito.

A medida, complementar à liminar concedida na semana passada, é para evitar que a CBF realize a eleição "de qualquer maneira".

Em seu despacho, o juiz afirma que tomou a decisão de aplicar a multa caso a eleição fosse disputada diante da "notícia de que a ré pretende realizá-la de qualquer maneira, gerando insegurança jurídica e desrespeito à ordem já emanada".

Na última sexta-feira, Olinto Filho acatou pedido de Delfim de Peixoto, presidente da Federação Catarinense e vice-presidente mais velho da CBF, de suspender a eleição. O juiz alegou que havia "indícios de irregularidades" no processo.

Coronel Nunes é candidato único à vaga de vice de José Maria Marin, que está em prisão domiciliar nos Estados Unidos.

A estratégia de Del Nero é eleger Nunes, que tem 77 anos e, assim, passaria a ser o vice mais velho. O plano foi montado para impedir que Delfim, que tem 74 anos, assuma o poder.

Desde a licença de Del Nero, o presidente interino da CBF é o deputado federal Marcus Vicente (PP-ES).

O parlamentar só assumiu o cargo porque Del Nero pediu licença e pôde indicar o vice que o substituiria. Em caso de renúncia, o vice mais velho assume a presidência.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolCBFIrregularidades

Mais de Brasil

STF critica fala de Milei contra Moraes após convenção do PL em São Paulo

Missão eleitoral dos EUA sem convite seria 'interferência indevida', diz especialista

Lula sobe o tom sobre eleições: 'quem quiser se meter, vai apanhar muito'

'Em 2027, Jair Bolsonaro vai subir a rampa do Planalto', diz Flávio ao lançar candidatura