Além do Whey Protein: relembre três isenções fiscais já anunciadas por Bolsonaro

Nesta sexta-feira, chefe do Executivo publicou sobre a redução usando uma montagem com corpo de fisiculturista
Bolsonaro: presidente já disse ter zerado o imposto sobre a importação de suplementos alimentares e outros (Mario Tama/Getty Images)
Bolsonaro: presidente já disse ter zerado o imposto sobre a importação de suplementos alimentares e outros (Mario Tama/Getty Images)
A
Agência O Globo

Publicado em 19/08/2022 às 11:54.

Última atualização em 19/08/2022 às 12:18.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira, durante sua live semanal, ter zerado o imposto sobre a importação de suplementos alimentares, como whey protein, e redução na tarifa de outros itens, como a albumina.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

Outros itens como coletes e jaquetas infláveis para motociclistas também terão redução, que, segundo o presidente, custam "em torno de R$ 4 mil". A medida, de acordo com Bolsonaro, favorece "o pessoal que gosta de malhar", motociclistas e o próprio governo federal.

Na manhã desta sexta-feira, o chefe do Executivo publicou sobre a redução usando uma montagem com corpo de fisiculturista.

Apoiadores do presidente, como o ex-secretário da Cultura e candidato a deputado federal Mario Frias, comentaram usando a hashtag #bolsomaromba.

Isenções fiscais

Em março deste ano, o presidente zerou as alíquotas de imposto de importação sobre jet-skis, balões e dirigíveis. Antes, os importadores pagavam 18% de imposto de importação.

Ainda para este setor, em dezembro foi autorizada a importação de jet-skis e barcos à vela usados, com até 30 anos de fabricação, sob a alegação de que a medida contribuiria para impulsionar o turismo náutico.

De acordo com informações da colunista Malu Gaspar de março, a isenção de tarifa para asa-delta foi para atender um pedido de Waldir Ferraz, amigo de longa data do presidente.

Praticante de vôo livre e um dos organizadores das motociatas de Bolsonaro, Ferraz publicou nas suas redes sociais quando a medida foi aprovada:

"Depois de anos de batalha, conseguimos a isenção de imposto de importação para asas, balões e planadores. E entrou nessa brincadeira agora também o jet ski. Devemos isso ao nosso presidente. Agora é comprar as asas e voar", afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Lula promete criação de ministérios para indígenas e pequenas empresas

Qual o peso do Auxílio Brasil na eleição? Veja o que dizem especialistas

Bolsonaro anuncia redução de impostos de 'Whey Protein' e acessórios para motociclistas