AGU é contra feriado do Dia da Consciência Negra em São Paulo
Segundo o órgão, apenas a União pode instituir feriados, porque ele mexem nas relações de trabalho
Agência O Globo
Publicado em 7 de janeiro de 2020 às 11h41.
Brasília — Em parecer enviado no fim de dezembro de 2019 ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestou contra a possibilidade de os municípios e estados instituírem o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Para a AGU, apenas a União, ou seja, o Congresso e o governo federal, pode fazer isso, uma vez que a criação de feriados mexe nas relações de trabalho. E, segundo a Constituição, apenas a União pode legislar sobre direito trabalhista .
O parecer foi apresentado em ação em que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) pede que seja declarada constitucional o feriado no município de São Paulo.
Mais lidas
Mais de Brasil
AGU notifica Meta sobre decisão que encerra checagem de fatos nos EUA para saber planos para BrasilCorpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no Rio SenaGoverno de SP anuncia construção da 3ª pista no Sistema Anchieta-ImigrantesMinistro de Minas e Energia busca investimentos da ADNOC em gás e fertilizantes no Brasil