Brasil

Aécio Neves perde ação movida contra Google, Yahoo e Bing

Senador movia ação judicial contra os sites para a remoção de links de notícias que o acusavam de ter desviado R$ 43 bilhões na Saúde


	O senador Aécio Neves vai recorrer contra a decisão da Justiça de São Paulo
 (Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Aécio Neves vai recorrer contra a decisão da Justiça de São Paulo (Waldemir Barreto/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 17h31.

São Paulo - O senador Aécio Neves perdeu uma ação judicial que movia desde 2013 contra os principais sites de busca, Google, Yahoo e Bing.

Neves pedia a remoção de links que direcionavam a notícias que o acusavam de ter desviado 43 bilhões de reais na Saúde no período em que era governador de Minas Gerais, entre 2003 e 2010.

Os advogados de Neves alegam que as notícias foram espalhadas por uma “quadrilha virtual” com o intuito de difamar o candidato.

Na sentença, o juiz Martinez reconheceu que as notícias eram falsas, mas refletiu que inibir o acesso à informação “representa um retrocesso à livre manifestação”.

Os advogados tentaram negociar com os sites de busca, mas não chegaram a um acordo. Segundo reportagem da Folha de São Paulo, Neves vai recorrer contra a decisão do juiz Rodrigo Garcia Martinez, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Procurado pela Folha, o Google afirmou que não houve nenhuma mudança nos seus critérios de busca.

“As buscas são produzidas automaticamente, baseadas em fatores como a popularidade dos termos. Periodicamente fazemos atualizações, e os termos que aparecem no preenchimento automático podem mudar ao longo do tempo”, afirmou a empresa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleSaúdeTecnologia da informaçãoCorrupçãoEscândalosFraudesYahooMinas Geraisaecio-nevesINFO

Mais de Brasil

Quem é dono da Trivia, concessionária de trens que pegou fogo em SP no 3º dia de operação

SP suspende rodízio na Zona Leste após incêndio em trem da Trivia

Falhas da Trivia e da CPTM afetam trens em SP nesta quinta

PT lança campanha contra tarifaço e associa família Bolsonaro às sanções