Brasil

Acesso de crianças à escola foi de 98,2%, diz PNAD 2012

Apesar dos avanços, pesquisa mostra as dificuldades de manter adolescentes nas salas de aula

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2013 às 11h59.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio - Um em cada três adultos de 25 anos ou mais não completou o curso fundamental. Apesar dos avanços que garantem praticamente a universalização do acesso à escola para as crianças, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados nesta sexta-feira, 27, mostram as dificuldades de manter adolescentes nas salas de aula.

Na faixa etária dos 6 a 14 anos, 98,2% frequentam a escola, aponta a Pnad 2012. O índice é o mesmo de 2011.

Já na faixa dos 15 aos 17 anos, quando os jovens deviam estar cursando o ensino médio, a presença na escola cai para 84,2% da população, um avanço de meio ponto porcentual em relação aos 83,7% do ano anterior. Entre os jovens com 18 a 24 anos, portanto em idade universitária, apenas 29,4% estudam. No ano anterior, eram 28,9%.

A consequência da saída precoce dos jovens da escola é o ainda baixo nível de instrução da população adulta. Um em cada três brasileiros de 25 anos ou mais (33,5%) não completou o ensino fundamental ou equivalente. Em 2001, eram 31,5%. A boa notícia foi a redução dos adultos sem instrução, o índice caiu de 15,1% para 11,9%. O porcentual de brasileiros de 25 anos ou mais que concluíram a universidade continua baixo, embora com avanços: passou de 11,4% em 2011 para 12% em 2012.

Acompanhe tudo sobre:CriançasEstatísticasEducação no BrasilPNADpopulacao-brasileira

Mais de Brasil

AGU diz que decisão de Fachin sobre PF 'restaura ordem pública e administrativa'

Governo Lula aumenta subsídio à gasolina em 43% e abre R$ 6,6 bi em crédito extraordinário

Pesquisa Palver: Lula e Flávio Bolsonaro empatam no 1º turno; Renan aparece com 11%

Fachin marca julgamento do plenário do STF de investigação sobre Moraes no caso Master