55 municípios do AM foram reconhecidos em estado de emergência pelos incêndios, diz ministro
Lula deve editar uma medida provisória na próxima semana com determinação de envio de recursos federais para ajuda humanitária e reconstrução da região
Agência de notícias
Publicado em 13 de outubro de 2023 às 14h07.
Última atualização em 13 de outubro de 2023 às 14h11.
O ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, informou nesta sexta-feira, 13, que foram reconhecidos 55 municípios do Estado do Amazonas em situação de emergência pela ocorrência de incêndios.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva , deve editar uma medida provisória na próxima semana com determinação de envio de recursos federais para ajuda humanitária e reconstrução da região.
- O que entra na Netflix nesta semana? Veja os filmes e as séries
- Sem precedentes: Google, Amazon e Cloudware confirmam que lidaram com ataque cibernético nunca visto
- Brasil vai obter empréstimo de US$ 1 bilhão com 'banco dos Brics'
- Light (LIGT3) ganha mais três meses de proteção contra credores em nova decisão da Justiça
- Libertadores: Conmebol confirma horário da final entre Fluminense e Boca Juniors
- Marinho diz que 'não está fácil' chegar a acordo de regulamentação de trabalhadores por app
Recursos
O ministro evitou estimar quanto de recurso será reservado para os locais atingidos pelas queimadas. Segundo ele, os valores serão definidos com base nos planos de trabalho enviados pelos municípios.
Até o momento, já foram recebidos 23 planos e a expectativa é de que todos sejam concluídos até a próxima segunda-feira. "Já devemos ter números na segunda para a MP com base nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras", disse durante coletiva à imprensa.
Góes explicou que a maioria dos ministérios já conta com uma quantia garantida no orçamento anual para combate aos desastres.
A Defesa Civil, por outro lado, sempre requer uma medida extraordinária para dar resposta à necessidade de ajuda humanitária, restabelecimento e reconstrução, disse ele.