EXAME Agro

Tipos de implementos agrícolas: o que são e os 8 mais importantes

A inovação tecnológica tem proporcionado cada vez mais produtividade no campo com diferentes tipos de implementos agrícolas

Fazendeiro realiza a coleita do trigo com uma máquina agricola em uma fazenda próxima de Selbitz, na Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)

Fazendeiro realiza a coleita do trigo com uma máquina agricola em uma fazenda próxima de Selbitz, na Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 27 de outubro de 2023 às 06h00.

A corrida pela aquisição de implementos agrícolas tem impulsionado a pesquisa e criação de novas tecnologias para auxiliar na produtividade, economia e longevidade da cadeia agrícola, mas não é de hoje que os implementos têm auxiliado na produção de alimentos. 

Desde 8000 a.c, o homem tem buscado formas de facilitar o seu trabalho na agricultura e agropecuária. O período foi marcado pela transição de modo de vida, passando a se assentar em locais e produzir seu próprio alimento, enquanto anteriormente, o alimento era apenas extraído da natureza. 

Milênios depois, a busca por tecnologias que pudessem facilitar o trabalho no dia-a-dia fizeram com que a agricultura chegasse a um patamar de produtividade jamais vista na história. Isso é possível pelo auxílio das máquinas agrícolas

Neste texto você encontrará os principais tipos de implementos agrícolas, como máquinas agrícolas, arado de disco, grades aradoras e muitas outras ferramentas. 

1. Arados

Certamente você se lembra do arado pelas aulas de história. O implemento agrícola mais conhecido do mundo, hoje, apresenta aspecto diferente, além de ser muito mais produtivo. 

O arado auxilia na infiltração da água no solo e na incorporação de adubos, sendo uma ferramenta que também pode ser utilizada para construção de curvas de nível

Todo caso, há diferentes tipos de arado, confira: 

Arado de disco

Utilizando um trator agrícola como tração, o arado de disco tem a função de cortar determinada porção de terra. 

O arado de disco é formado por uma estrutura frontal que conta com 3, 4 ou 5 discos responsáveis pela atividade. Todos eles são presos a uma estrutura metálica que fica acoplada ao veículo de tração. 

Arado de aiveca

Mais indicado para auxiliar na incorporação de adubo e nutrientes à terra, o arado de aiveca tem a função de inverter, elevar e torcer a terra. 

Sua estrutura frontal parece com a do arado de disco, mas a ferramenta responsável pela função agrícola se assemelha a uma pá virada de lado. Esse aspecto é fundamental para que diferentes tipos de solo possam ser arados, elevados e torcidos. 

2. Escarificador

O escarificador tem uma função parecida com a do arado, visto que também é utilizado para a preparação do solo, e pode ser usado em solos completamente secos.

Na preparação com o escarificador, a máquina inicia o processo e facilita o emprego do arado e da grade. 

3. Grades

Também acopladas a tratores, assim como os arados, as grades aradoras são utilizadas no estágio inicial do plantio. 

Sua função é desmembrar possíveis blocos de terra que possam impedir a germinação das sementes. 

As grades também ajudam a nivelar o solo da lavoura e incorporar nutrientes aplicados durante o processo. A sua utilização deve ser feita por profissionais, pois o cálculo errado do perímetro pode resultar na erosão do solo trabalhado. 

Dependendo da função desempenhada, as grades podem ter configurações diferentes. Algumas possuem dentes, discos e até molas. 

4. Pulverizador

O pulverizador serve para dispersão de produtos contra agentes que possam prejudicar a cultura produzida. Existem alguns tipos de pulverizadores, geralmente mais utilizados em grandes produções, como o pulverizador autopropelido. O implemento possui a capacidade de aplicar de forma pré-programada quantidades personalizadas de agentes agrícolas. 

Já os produtores de menor porte contam com pulverizadores mais simples, mas que visam o mesmo objetivo. São os chamados pulverizadores tratorizados. Dentre eles estão os pulverizadores atomizadores, mais utilizados na cultura de árvores frutíferas, e os pulverizadores de barra, que podem ser usados em vários tipos de cultura. 

5. Subsolador

O subsolador funciona como um oxigenador da terra. Com suas ferramentas, semelhantes a uma enxada, ele é disposto em uma fileira com vários exemplares, que servem para penetrar o solo em camadas mais abaixo da superfície. 

O subsolador também é acoplado a um trator e exige bastante potência dependendo do solo que será trabalhado, já que suas "pás" funcionam exercendo resistência sobre o solo. 

6. Rolo faca

O rolo faca é responsável por triturar, amassar ou desfazer restos orgânicos que estavam presentes no solo desde a última cultura trabalhada. 

O implemento é geralmente utilizado em fazendas de grãos. Ele tem o objetivo de auxiliar no processo de semeadura. 

7. Semeadora

As semeadoras são um dos mais importantes implementos agrícolas. São normalmente utilizadas em grandes produções e separadas pelos tipos de grãos que trabalham. Veja a seguir: 

Semeadora de precisão

Tipo de semeadora utilizada para o processo de semeadura de grãos maiores, como por exemplo, o milho e a soja. 

A semeadora de precisão trabalha espalhando sementes com maior espaçamento entre uma e outra. São como dosadores que vão dispersando as sementes de acordo com a programação do agricultor. 

Semeadora de fluxo contínuo

Ao contrário da semeadora de precisão, a semeadora de fluxo contínuo trabalha com grãos menores, como as sementes de trigo. 

Neste caso, o fluxo de dispersão das sementes é maior, sendo utilizado em plantações que exigem menor intervalo entre cada cultura.

8. Enxada rotativa

Quase como um "dois em um", a enxada rotativa consegue sozinha fazer todas as etapas de preparação do solo para cultivo. Comumente utilizada nas culturas de flores e hortaliças, além de ajustar o solo, também abrange a aplicação de fertilizantes.

Isso só ocorre pois suas lâminas frontais tornam possível que o preparo da terra seja feito com apenas um implemento agrícola.

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:Guia do Agro

Mais de EXAME Agro

Mapa anuncia Wilson Vaz de Araújo como novo secretário de Política Agrícola

Exportações do agro brasileiro registram queda de 10,2% em maio

Produção de sêmen bovino registra alta de 10% no 1º trimestre de 2024

Rio Grande do Sul: inundações causam queda de 9% na produtividade do arroz, afirma Emater/RS

Mais na Exame