EXAME Agro

Apoio:

Logo TIM__313x500

Plano Safra 24/25: Governo lança programa para incentivar produção de arroz no Brasil

"Arroz da Gente" foi anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 3 de julho de 2024 às 12h45.

Última atualização em 3 de julho de 2024 às 13h09.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou nesta quarta-feira, 3, o programa "Arroz da Gente" — a proposta visa incentivar a produção de arroz em outros estados e ampliar a agricultura familiar. Segundo Teixeira, além do apoio financeiro, o programa oferecerá aos produtores acompanhamento técnico, beneficiamento, comercialização e contratos de opção.

Em declaração no dia 21, o presidente Lula mencionou que o governo planejava financiar áreas de plantação de arroz em diversos estados para reduzir a dependência de apenas uma região do país. Segundo o presidente, o governo oferecerá garantia de preço para proteger os consumidores contra prejuízos.

Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 70% da produção nacional de arroz, o governo defendeu a importação do cereal para evitar que um possível aumento nos preços prejudique os consumidores.

No entanto, em meados de junho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cancelou o leilão de arroz por causa de supostas irregularidades. Além do cancelamento, o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, foi demitido do cargo por estar no centro da polêmica envolvendo o leilão.

Na manhã desta quarta-feira, 3, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que, até o momento, não deve haver um novo leilão para a compra de arroz importado, além de considerar que o preço do insumo está voltando a normalidade.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaMinistério da Agricultura e PecuáriaMinistério do Desenvolvimento AgrárioAlimentosPreços

Mais de EXAME Agro

Brasil tem condições de se manter no topo na exportação de algodão em 24/25, diz presidente da Abapa

Doença de Newcastle: entenda os impactos da suspensão das exportações da carne de frango do Brasil

Safra 2024/25: Mapa divulga zoneamento agrícola e vazio sanitário da soja para esta temporada

Doença de Newcastle: Governo suspende exportação de carne de frango e outros produtos avícolas

Mais na Exame