EXAME Agro

Edital para leilão de arroz será publicado em até dez dias, diz ministro do desenvolvimento agrário

Certamente anterior foi anulado após suspeitas de irregularidades; produtores locais não veem necessidade de importar produto

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de junho de 2024 às 07h59.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse na quarta-feira, 12, que um novo edital para importação de arroz deverá ser lançado em 10 dias. Essa será a terceira tentativa de o goveno federal em fazer um leilão para comprar o produto. O último foi cancelado, nessa terça-feira, sob suspeita de irregularidades.

"Sai [o edital] em mais uma semana, 10 dias", disse o ministro, após se reunir com Fernando Haddad para discutir o plano safra.

A anulação do resultou na demissão do secretário de Política Agrícola do Minsitério da Agricultura, ex-deputado Neri Geller. Empresas ligadas a um ex-assessor de Geller saíram vitoriosos na disputa por lotes do produto.

O governo vai insistir com o leilão para oferecer arroz a preço subsiado, depois que as enchentes destruíram lavouras no Rio Grande do Sul. Entidades representativas dos produtores alegam que a medida não é necessária porque a colheita de arroz foi feita antes do período das cheias.

 

Acompanhe tudo sobre:Agronegócio

Mais de EXAME Agro

Agro paulista cresce 12,8% nos primeiros cinco meses de 2024

"Não temos compromisso com o erro", diz Fávaro sobre cancelamento do leilão de arroz

Safra de milho deve se manter em 127 milhões de toneladas no Brasil, prevê USDA

Brasil deve colher 169 milhões de toneladas de soja na safra 2024/25, estima USDA

Mais na Exame