Agências

EUA emitem 555 mil vistos em 6 meses

Consulados dos Estados Unidos no Brasil concederam na primeira metade do ano fiscal 2012 59% a mais de vistos que no mesmo período de 2011

O tempo de espera para uma entrevista no consulado de São Paulo se reduziu a 35 dias (ARQUIVO/VEJA SP)

O tempo de espera para uma entrevista no consulado de São Paulo se reduziu a 35 dias (ARQUIVO/VEJA SP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 14h15.

Washington - O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira que agilizou os trâmites para satisfazer a crescente demanda por vistos no Brasil, onde mais de 555 mil novos documentos de viagem foram concedidos entre outubro e março.

As embaixadas e consulados dos Estados Unidos no Brasil concederam na primeira metade do ano fiscal 2012 59% a mais de vistos que no mesmo período de 2011, quando foram emitidos 350 mil, segundo informou o Departamento de Estado em comunicado.

Além disso, o tempo de espera para uma entrevista nos consulados de Brasília, Rio de Janeiro e Recife ronda as duas semanas, enquanto em São Paulo se reduziu a 35 dias.

Em janeiro, a espera para obter uma reunião em Brasília se situava em seis semanas de meia, segundo o Departamento de Estado.

A isso se soma a recente chegada aos consulados de equipes especializadas em assuntos legais, selecionadas entre candidatos que já falavam português e a quem foi concedida a mesma formação que a dos funcionários diplomáticos americanos, segundo o comunicado.

Com estas medidas e a abertura de dois novos consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre, anunciada no dia 9 de abril, o Governo americano confia em conseguir seu objetivo de ampliar em 40% neste ano a capacidade de processamento de vistos no Brasil e na China.

No país asiático os consulados emitiram mais de 453 mil vistos nos últimos 6 meses, 46% a mais que no mesmo período de 2011, quando 310 mil foram concedidos.

O Departamento de Estado também enviou equipes especializadas em assuntos legais aos consulados da China, e pretende implementar serviços de emissão de vistos na cidade de Wuhan, segundo o comunicado

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosTurismoVisto EUA

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame