Vacinação começa, MEC define volta às aulas e mais: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber sobre os mercados, o Brasil e o mundo nesta terça-feira, 08 de dezembro

No episódio de hoje, falaremos sobre o início da vacinação contra o coronavírus no Reino Unido, a definição de volta às aulas no ensino superior pelo MEC, um novo recurso de compras no WhatsApp e muito mais.

MERCADOS

Questão fiscal segura alta do Ibovespa, que fecha com ganhos de 0,18%

Enquanto as principais bolsas internacionais subiram com o início da vacinação no Reino Unido, o Ibovespa teve uma sessão mista nesta terça-feira, 8, causada pelo temor com o cenário fiscal. Houve também um movimento pontual no meio da tarde com realizações nas chamadas blue chips, ações de maior peso no índice como Vale (VALE3), Petrobras (PETR3; PETR4), e Bradesco (BBDC4). Ainda assim, o principal índice da bolsa brasileira encerrou o dia em alta de 0,18%, aos 113.793 pontos.

Brasil tem 300 milhões de doses de vacina, diz Saúde; CoronaVac é ignorada

O Brasil possui atualmente mais de 300 milhões de doses de vacinas contra covid-19 garantidas por meio de diferentes acordos, que aguardam apenas o aval da Anvisa para ser usadas na população, disse nesta terça-feira o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que ignorou a CoronaVac em sua contas.

Indústria alerta que governo não pediu agulhas e seringas para vacinação

Além de ter uma vacina aprovada e eficaz contra a covid-19, a imunização também passa por ter equipamentos de saúde, como seringas e agulhas, disponíveis nos postos de aplicação. A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed) alerta que ainda não recebeu um cronograma do Ministério da Saúde sobre a vacinação e que estes dois itens essenciais podem atrasar.

Onde estão as melhores oportunidades da bolsa, segundo a BlackRock

Confiante com o cenário para ações no mundo todo, a BlackRock está ainda mais otimista com os mercados emergentes, que vê saindo na frente em meio à recuperação da economia global. Embora não esconda sua preferência pela Ásia, a gestora vê boas oportunidades na bolsa brasileira, principalmente em ações de empresas ligadas à economia chinesa.

BRASIL

Senado aprova criação do programa habitacional Casa Verde e Amarela

O Senado aprovou na quinta-feira, 3, o texto-base da Medida Provisória (MP) 996, que cria o programa habitacional Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enviado pelo governo em agosto, o projeto agora está pronto para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Maior ajuda que o Judiciário pode dar é respeitar a Constituição, diz Fux

Dois dias depois de dar o voto decisivo no julgamento que barrou a reeleição da cúpula do Congresso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse na manhã desta terça, 8, que a maior ajuda que o Judiciário pode dar aos demais Poderes é “manter o compromisso de respeitar a Constituição”.

Em 18 anos, Amazônia perdeu 8% de seu território por desmatamento

A Amazônia perdeu mais de 500.000 km² — uma superfície equivalente ao território da Espanha — devido ao desmatamento entre 2000 e 2018, de acordo com um estudo de uma rede regional de pesquisadores e organizações da sociedade civil divulgado nesta terça-feira, 8.

Em São Paulo, 29% da população teve covid-19, mostra novo estudo

São Paulo, a primeira cidade a detectar o novo coronavírus na América Latina, teve 29% de sua população contagiada pela covid-19. Ou seja, quase um terço da população da capital paulista já teve a doença. É o que mostra um novo levantamento feito pelo Imperial College London.

MUNDO

Biden quer vacinar 100 milhões de americanos nos primeiros 3 meses de 2021

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira, 8, que pretende vacinar contra a covid-19 100 milhões de americanos em seus primeiros 100 dias de governo. No mesmo período, ele pretende incentivar o uso de máscaras no país para conter a disseminação da doença, dizendo que imporá esse acessório quando houver possibilidade.

Trump buscou contato com a Venezuela no início do mandato, diz Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou contato com autoridades da Venezuela no início de seu mandato, disse o presidente Nicolás Maduro nesta terça-feira, acrescentando que espera estabelecer um diálogo com o futuro governo do presidente eleito americano, Joe Biden.

Setor financeiro britânico terá impacto mesmo com acordo, diz UE

Qualquer acordo do Brexit não será de grande ajuda para a City of London, alertou a principal autoridade da União Europeia para serviços financeiros, dizendo que o setor deve esperar “mudanças significativas” no próximo ano. Comissária da UE para serviços financeiros, Mairead McGuinness disse na segunda-feira que o Reino Unido “nunca terá os mesmos direitos e benefícios” que tinha como membro do bloco.

 

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaJoe BidenResumo do dia

Mais de Vídeos

Ibovespa fecha estável com dados da Pnad e inflação americana no radar

Ibovespa fecha em queda de olho em Galípolo e balanço de Nvidia; dólar sobe a R$ 5,62

Kamala e Walz buscam atrair conservadores em eventos na Geórgia, onde darão 1ª entrevista conjunta

Ibovespa sobe e renova recorde com Petrobras; Haddad confirma Galípolo para presidente do BC

Mais na Exame