Tecnologia

Yahoo diz que alguns anúncios em sites espalharam malware

Empresa de segurança de computadores escreveu em um blog que invasores haviam inserido anúncios maliciosos servidos pelo ads.yahoo.com


	Yahoo: "na sexta-feira, 3 de janeiro nos nossos sites europeus, nós servimos alguns anúncios que não atendiam às nossas diretrizes editoriais, especificamente eles espalhavam malware"
 (Denis Balibouse/Reuters)

Yahoo: "na sexta-feira, 3 de janeiro nos nossos sites europeus, nós servimos alguns anúncios que não atendiam às nossas diretrizes editoriais, especificamente eles espalhavam malware" (Denis Balibouse/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 07h43.

São Paulo - Alguns anúncios publicitários nos websites europeus do Yahoo espalharam software malicioso, disse o Yahoo neste domingo, potencialmente infectando milhares de usuários.

Na sexta-feira, a Fox-IT, uma empresa de segurança de computadores baseada em Delft, na Holanda, escreveu em um blog que invasores haviam inserido anúncios maliciosos servidos pelo ads.yahoo.com.

Em um comunicado no domingo, um porta-voz do Yahoo disse: "Na sexta-feira, 3 de janeiro nos nossos sites europeus, nós servimos alguns anúncios que não atendiam às nossas diretrizes editoriais, especificamente eles espalhavam malware". O Yahoo disse que removeu prontamente os anúncios, e que usuários de computadores Mac e dispositivos móveis não foram afetados.

A Fox-IT estimou que na sexta-feira o malware estava sendo distribuído para aproximadamente 300 mil usuários por hora, levando a cerca de 27 mil infecções por hora. Os países com mais usuários afetados são a Romênia, Grã-Bretanha e França.

"Não está claro que grupo específico está por trás deste ataque, mas os invasores são claramente motivados por objetivos financeiros e aparentemente oferecem serviços a outros atores", disse a Fox-IT na publicação de 3 de janeiro no blog.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetMalwarePublicidadeseguranca-digitalYahoo

Mais de Tecnologia

Lei que regula pesquisa clínica com seres humanos é sancionada após nove anos de tramitação

Drones brasileiros: Psyche Aerospace recebe aporte de R$ 15 milhões para drone agrícola autônomo

CEO da OpenAI acompanha Bill Gates e promete doar a maior parte de sua fortuna

Samsung pode ter a primeira greve de sua história

Mais na Exame