Tecnologia
Acompanhe:

WOWee One Classic Gel Audio

Que tal transformar sua mesa em caixa de som? O Classic Gel Audio faz isso. Ele possui um pequeno alto-falante embutido para emitir sons médios e agudos. Os graves são gerados pelo objeto em contato com sua base feita de gel condutor de áudio. O resultado depende muito da densidade do material, forma e tipo […]

A
Airton Lopes

Publicado em 19 de março de 2012, 10h30.

logo-infolab

Que tal transformar sua mesa em caixa de som? O Classic Gel Audio faz isso. Ele possui um pequeno alto-falante embutido para emitir sons médios e agudos. Os graves são gerados pelo objeto em contato com sua base feita de gel condutor de áudio. O resultado depende muito da densidade do material, forma e tipo de superfície utilizada. Objetos metálicos produzem sons mais agudos. Mesas de madeira e caixas de papelão, mais graves. Ligado a um smartphone por um cabo P2, o som do Classic Gel Audio surpreendeu pelo volume, mas a qualidade não empolgou. A carga da bateria é feita pela porta USB do PC ou por carregadores de 5 volts de celular com conector miniUSB.

A potência nua e crua não é o forte do Gel Audio, que berra com a força de apenas 2 watts. Apesar do número aparentemente pequeno, medimos uma pancada de som de 114,8 dBA saindo da caixinha, o que é o suficiente para tornar irrelevante a média dos sistemas de som que vêm instalados nos notebooks atuais. A estratégia de utilizar uma parte vibratória para gerar os sons de baixa frequência através de outros materiais foi bem sucedida tanto em economizar espaço eliminando parcialmente o woofer quanto em intensificar o áudio em geral.

Quanto à qualidade, como dissemos, há uma grande variação de acordo com o material utilizado para propagar o som. Nesse ponto todas as características do meio pelo qual a onda de som viaja: o tamanho e o formato, por exemplo, pode influir na difração das ondas e produzir um som mais abrangente. Em condições favoráveis a qualidade do áudio é mediana, pontuada por agudos um pouco estridentes no volume máximo. Mas não se preocupe quanto a dificuldade de encontrar um ambiente com essas “condições favoráveis”: qualquer material não tão rígido, como a madeira de uma mesa, atende esse critério. Por outro lado, tentar tocar música no chão ou sobre uma mesa de pedra, por exemplo, vai resultar em um som bem mais baixo e pouca qualidade.

A WOWee One decidiu manter todo o processo de uso simples. Basta plugar a entrada P2 e o Gel Audio liga automaticamente. De certa forma essa característica pode trabalhar contra o aparelho porque não é necessário que a outra ponta do cabo P2 esteja conectada em algum lugar para que o Gel Audio seja ligado. Enquanto a P2 estiver conectada, a caixinha continuará gastando bateria. Aliás a bateria não é das mais duráveis: aqui no INFOlab ouvimos música ao longo de 2 horas e 16 minutos antes que a caixa emudecesse.

O Gel Audio não é potente o suficiente para envolver uma área maior que a de um cômodo pequeno, mas alguma forma de conexão sem fio seria apreciada. Não é difícil imaginar que o eventual dono dessa caixinha preferirá deixá-la sempre sobre uma superfície específica, onde o som se propaga melhor. A questão é que nem sempre essa superfície será adequada para alojar notebooks, smartphones e outros eletrônicos, que deverão estar sempre conectados à caixa pela P2. O eventual dono do Gel Audio pode recorrer a um cabo extensor de P2, que é barato e fácil e ser encontrado, mas o suporte a algum protocolo de bluetooth ou Wi-Fi eliminaria tal inconveniência.

Quem observa o tamanho reduzido e a base emborrachada do Gel Audio não espera que ele corra o risco de deslizar sobre a mesa. No entanto, as mesas do INFOlab se mostraram lisas demais para as pancadas do AC/DC: a caixa se movimentou consideravelmente quando tocamos música no volume máximo.

Ficha técnica

Potência 2 W
Resposta de frequência 40 Hz a 20.000 Hz
Conexões P2 e MiniUSB
Dimensões 12,1 x 2,5 x 6 cm
Peso 188 g
Duração de bateria 2h16min

Avaliação técnica

Prós Qualidade superior a maioria dos sons de notebooks e netbooks; pequeno;
Contras Qualidade varia muito de acordo com a superfície; distorce os sons agudos no volume máximo;
Conclusão O Gel Audio é uma solução interessante para quem desejam um som portátil, mas podem existir situações em que essa portabilidade é prejudicada pela falta de um lugar adequado para deixar a caixa;
Áudio 6,5
Usabilidade 7,5
Design 7,5
Conexões 7,5
Média 7.0
Preço R$ 199