Crianças Quênia (Reprodução/YouTube)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
São Paulo - No ano passado, o canadense Dan Freiman foi voluntário em um orfanato no Quênia. Ao perceber a precariedade das instalações, ele teve uma ideia inusitada para arrecadar recursos para o abrigo: gravou vídeos reencenando momentos importantes do esporte americano.
Sete meses depois, a organização não governamental Lift the Children anunciou que o orfanato conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para construir novas classes e uma quadra para as crianças praticarem esportes.
Os dois vídeos gravados reencenaram dois momentos célebres do esporte americano nos anos 1980: a final do campeonato de baseball de 1986 e a semifinal da NBA em 1987. Em cada vídeo havia um link para enviar doações ao orfanato.
Os filmes se tornaram virais. Cada um deles teve mais de 100 mil visualizações e foram compartilhados em dezenas de sites de esportes americanos.
Em entrevista ao site Mashable, o autor da ideia disse que o objetivo do vídeo era, além de arrecadar dinheiro, mostrar os órfãos de uma maneira diferente do que os programas beneficentes mostram.
"Essas crianças são muito parecidas com aquelas que você assiste na TV. Elas estão apenas se divertindo como qualquer outra criança", afirmou Freiman.