Uber faz parceria com Embraer e promete táxis aéreos para 2020
Carros voadores terão pilotos na estreia do serviço chamado Uber Elevate, mas serão autônomos no futuro
Lucas Agrela
Publicado em 26 de abril de 2017 às 14h45.
Última atualização em 26 de abril de 2017 às 14h48.
São Paulo -- A Uber busca maneiras criativas de melhorar o transporte . Há algum tempo, investe na criação de carros sem motoristas, que estão em fase de testes. Nesta semana, a empresa do Vale do Silício apresentou uma visão de futuro mais ousada: um serviço de táxis aéreos. Para isso, fechou parceria com empresas internacionais e também com a Embraer (Embraer Empresa Brasileira de Aeronáutica). A meta é desenvolver esse novo meio de transporte e submetê-lo a testes em 2020, ou seja, em três anos.
O plano, que parece tirado de livros de ficção científica, envolve a Embraer para auxiliar na implantação da tecnologia de veículos voadores. O projeto será desenvolvido pelo Centro de Inovação de Negócios da entidade.
"No exercício dessa parceria, vamos desenvolver novas tecnologias, novos produtos e novos modelos de negócios que podem gerar oportunidades para a Embraer no futuro", afirma, em nota, Paulo Cesar de Souza e Silva, presidente-executivo da Embraer.
Os primeiros testes do serviço chamado Uber Elevate devem acontecer em Dallas, nos EUA, e em Dubai, nos Emirados Árabes, segundo o jornal Financial Times (paywall) .
A Uber fez também uma aliança com a Aurora Flight Sciences, empresa de pesquisa sobre aviação e aeronáutica. Ambas as companhias apresentaram nesta semana o projeto de táxis aéreos baseados na aeronave chamada X-Plane (XV-24A), que fez testes no começo de março deste ano.
De acordo com o Business Insider , Jeff Holden, gerente de produtos da Uber, informou que as aeronaves farão sua estreia em 2020, com pilotos humanos no comando, mas chegarão à plena autonomia mais adiante. A decolagem desses táxis aéreos seria vertical e o plano é que eles sejam até duas vezes mais rápidos do que os helicópteros atuais.
“Aviação urbana é um próximo passo natural da Uber. Queremos transformar o conceito de 'apertar de um botão para pegar um voo' em realidade", afirmou Holden, durante o anúncio da novidade, em evento realizado Dallas, no Texas, nesta semana.
A Uber contratou Mark Moore, ex-Nasa, em fevereiro deste ano, para ficar à frente do projeto.
O serviço Uber Elevate deve estar disponível para usuários em 2023.
O vídeo abaixo, divulgado pela Aurora Flight Sciences, ilustra o funcionamento do X-Plane.