Truque no WhatsApp permite liberar espaço na memória do smartphone

Conversas no aplicativo podem usar muito do armazenamento nos celulares Android e iPhones

São Paulo – Se você usa muito o WhatsApp, é possível que o aplicativo seja um dos que mais ocupam espaço no armazenamento do seu smartphone Android ou iPhone. Um recurso escondido nas configurações pode ajudar a liberar espaço na memória do seu celular.

Esse "truque" requer que você analise as suas conversas e encontre as que mais oneram seu smartphone. Ao encontrá-las, você terá que escolher entre manter ou não dados das delas. Uma vez apagados, você provavelmente vai perder informações que não tiverem sido devidamente salvas fora do aplicativo (as fotos, por exemplo, podem ser salvas em um serviço de backup na nuvem).

O caminho para liberar espaço na memória é parecido no Android e no iOS. É preciso acessar o menu de configurações logo na interface principal do aplicativo; selecionar "Dados e armazenamento", depois "Uso de armazenamento".

Nessa tela, você verá o quanto de espaço cada conversa ocupa no seu smartphone. Quanto maior o número de MBs, mais espaço ela toma no dispositivo. Tocando sobre uma conversa, você verá diversos dados sobre ela, incluindo a quantidade e o tamanho de fotos gifs, vídeos, áudios e documentos.

Na parte inferior dessa página, você verá a opção "Gerenciar mensagens" e é nela que você deverá tocar para escolher quais dados apagar. Se suas fotos já estiverem salvas em um serviço como o Google Fotos ou o Dropbox, removê-las do seu WhatsApp não será um problema.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.