Tecnologia também é destaque na Copa
SÃO PAULO - Não são apenas os jogos e a atuação da Seleção Brasileira que chamam a atenção nessa Copa do Mundo de 2002. Esse é o primeiro campeonato que acontece simultaneamente em dois países. Ao todo são 32 times que disputarão 64 jogos em 20 estádios diferentes. E para interligar todos os pontos foram […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.
SÃO PAULO - Não são apenas os jogos e a atuação da Seleção Brasileira que chamam a atenção nessa Copa do Mundo de 2002. Esse é o primeiro campeonato que acontece simultaneamente em dois países. Ao todo são 32 times que disputarão 64 jogos em 20 estádios diferentes. E para interligar todos os pontos foram necessários cerca de 5 mil dispositivos de comunicação e dados, centenas de comutadores e roteadores, 25 mil conexões de redes e dois milhões de metros de cabos.
A tecnologia foi oferecida pela empresa americana Avaya em parceria com a Korea Telecom e NTT DoCoMo, e já está funcionando desde o dia 1º de dezembro.
Estão conectados cerca de 40 mil máquinas, entre micros e servidores. A velocidade de transmissão em alguns pontos chega a 45 Mbps e será compartilhada entre todos os conectados.
Outra novidade é a utilização de uma rede de conexão sem fio, com padrão 802.11b, na beira do campo. Isso dará aos jornalistas que estiverem assistindo ao jogo a possibilidade de mandar suas notícias e fotos para as redações a partir do próprio gramado.