Tablet Google Nexus 9 será fabricado pela HTC, diz jornal

Google muda de parceiros de hardware para evitar monopólio
 (Divulgação)
(Divulgação)
Por Lucas AgrelaPublicado em 22/09/2014 17:27 | Última atualização em 22/09/2014 17:27Tempo de Leitura: 2 min de leitura

O tablet de nove polegadas que seria chamado de Nexus 9 será fabricado pela HTC, de acordo com reportagem do Wall Street Journal. A empresa abandonou esse segmento de mercado em 2011 após as pífias vendas do tablet de sete polegadas Flyer. À época, os executivos da empresa informaram que só iriam voltar a investir em produtos dessa categoria se houvesse uma razão convincente.

Segundo a reportagem, engenheiros da HTC realizam viagens constantes para a sede do Google, em Mountain View, na Califórnia. Uma fonte anônima informa que o Google prefere mudar de fabricante de hardware para evitar a formação de monopólio. Nos últimos dois anos, a Asus foi responsável pela linha de tablets de sete polegadas Nexus. A LG, por outro lado, ficou encarregada de produzir os smartphones da mesma família. A Samsung também tinha uma aliança com o Google para fabricar o tablet Nexus 10.

"O Android é um ecossistema vibrante e há muitos competidores da indústria se saindo bem. Há muito espaço para que as empresas parceiras se saiam bem e fazerem coisas inovadoras com o Android", informou o Google sobre essa questão. A HTC não comentou oficialmente sobre a produção do Nexus 9.

O nome do novo tablet do Google surgiu em um processo da Nvidia contra a Qualcomm e a Samsung. "O tablet Nexus 9, esperado para o terceiro trimestre de 2014, também deve utilizar o processador K1", de acordo com o documento que foi divulgado em 10 de setembro pelo site Droid-Life.

Fontes anônimas também confirmaram ao The Verge a existência e iminente lançamento do tablet Nexus 9, que deverá chegar com o sistema Android L, nova edição do sistema mobile do Google.

A chegada do Nexus 9 ao mercado brasileiro é duvidosa, uma vez que a HTC deixou o mercado nacional em junho de 2012.

11 tablets com duração de bateria excelente, segundo o INFOlab

Clique para abrir o link no navegador