Tecnologia

Symbian abre seu código-fonte

SÃO PAULO - A Symbian, que faz o sistema operacional de mesmo nome para celulares capazes de receber dados, abriu, esta semana, um programa especial de parcerias para promover inovações, em termos de software e hardware, baseados no Symbian OS. As empresas que aderirem ao Symbian Platinum Program, como está sendo chamada a iniciativa, terão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

SÃO PAULO - A Symbian, que faz o sistema operacional de mesmo nome para celulares capazes de receber dados, abriu, esta semana, um programa especial de parcerias para promover inovações, em termos de software e hardware, baseados no Symbian OS.

As empresas que aderirem ao Symbian Platinum Program, como está sendo chamada a iniciativa, terão amplo acesso ao código-fonte do sistema operacional, que já era aberto para os fabricantes de telefones móveis. Entre as novas filiadas estão Intel, Texas Instruments e a divisão de semicondutores da Motorola.

O programa também dá direito a usar uma série de serviços da Symbian, como suporte técnico e estratégias de marketing conjuntas, e acesso ao Kit de Desenvolvimento Symbian OS, que ainda não foi lançado oficialmente, mas inclui, além do código-fonte, códigos de teste, interfaces de kernel e de drivers de dispositivos, ferramentas ROM e documentação sobre a tecnologia.

Esta entrada definitiva da Symbiam no mercado do software livre, no entando, tem seus resguardos: mais exatamente 5% do código fonte, que a empresa pretende deixar intactos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Aplicativos de namoro perdem popularidade enquanto solteiros buscam experiências offline

Google aposenta Chromecast e lança TV Streamer com IA

Musk processa grupo de anunciantes por boicote ao X

Governo quer maior transparência na propaganda política das redes sociais

Mais na Exame