Tecnologia

Surge o primeiro vírus para imagens JPG

SÃO PAULO O vírus W32/Perrun traz uma novidade técnica. Trata-se do primeiro invasor capaz de contaminar arquivos de imagem JPG. Segundo a McAfee, não há notícia de contaminação feita pelo Perrun. Trata-se de um vírus conceitual que chega na forma de um arquivo de 11 KB. Se executado, ele instala o programa Extrk.exe e faz […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.

SÃO PAULO O vírus W32/Perrun traz uma novidade técnica. Trata-se do primeiro invasor capaz de contaminar arquivos de imagem JPG.

Segundo a McAfee, não há notícia de contaminação feita pelo Perrun. Trata-se de um vírus conceitual que chega na forma de um arquivo de 11 KB. Se executado, ele instala o programa Extrk.exe e faz uma modificação no Registro associando os arquivos JPG a esse programa.

A partir daí, quando um arquivo JPG é aberto, o programa Extrk.exe verifica se ele está infectado. Em caso positivo, a parte do vírus é extraída e executada, infectando outro JPG. Somente um arquivo de imagem é contaminado de cada vez. Para disfarçar, o extrator tenta exibir a figura, usando recursos de uma DLL do sistema.

Os arquivos JPG contaminados não têm condições de ser replicados em máquinas não infectadas. Para haver a reprodução, é necessário que haja na máquina os dois componentes: o extrator e um JPG com o vírus residente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs