Steve Wozniak critica anúncios e diz que está de saída do Facebook
Co-fundador da Apple criticou modelo de negócios baseado em anúncios e disse que preferia pagar para usar o Facebook do que ter dados explorados
Victor Caputo
Publicado em 9 de abril de 2018 às 12h05.
São Paulo – Steve Wozniak , co-fundador da Apple, disse em entrevista que está de saída do Facebook . Após as denúncias de mal-uso de dados, Woz, como é conhecido, escolheu deixar de usar a rede social de Mark Zuckerberg.
“Usuários dão todos os detalhes de suas vidas ao Facebook e... o Facebook faz um monte de dinheiro de anúncios com isso”, disse Wozniak em entrevista ao USA Today .
Esse modelo de negócios baseado em anúncios foi abordado por Tim Cook, atual CEO da Apple, em uma entrevista dada ao siteRecodee à rede de TVMSNBC. Cook afirmou que a Apple poderia fazer muito dinheiro se fizesse dos consumidores seus “produtos”. Zuckerberg respondeu que as críticas eram “simplistas”.
Na entrevista, Steve Wozniak afirmou que se sentiria mais à vontade ao pagar pelo Facebook do que se sente ao ter suas informações pessoais usadas para fins comerciais.
“A Apple faz dinheiro a partir de bons produtos, não a partir de você”, afirmou Wozniak. “É como eles dizem, com o Facebook, você é o produto.”
O escândalo de mal-uso de dados de usuários do Facebook vem escalando com rapidez.
Inicialmente, a estimativa era de que cerca de 50 milhões de usuários tivessem tido seus dados usados pela consultoria Cambridge Analytica .
O número subiu para 87 milhões antes de uma revelação importante por parte do Facebook: dados de seus quase 2 bilhões de usuários podem ter sido acessados e “raspados”, processo de obtenção de informações a partir de dados brutos.
Hoje, o Facebook começa a comunicar aos usuários se tiveram seus dados acessados pela Cambridge Analytica.
Como consequência, Mark Zuckerberg, CEO e co-fundador do Facebook, terá de se explicar perante parlamentares dos Estados Unidos.