Apple se rende aos processadores Intel
Depois de 10 anos rodando com chips da IBM, desenvolvedores da Apple terão de mudar de tecnologia mais uma vez
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.
Os boatos já circulavam pelo mercado de tecnologia, mas nada melhor que ele, Steve Jobs, para confirmar a notícia. A partir de 2006, a Apple passará a utilizar processadores Intel que também servem de base para a plataforma Windows, da Microsoft em seus computadores. O anúncio foi feito hoje (6/6) por Jobs, CEO da Apple, durante o congresso anual para empresas desenvolvedoras de produtos e softwares, em São Francisco. "Nosso objetivo é oferecer a nossos consumidores o melhor computador pessoal do mundo, e a Intel tem de longe os processadores mais potentes", afirmou Jobs.
Essa não é a primeira vez que a Apple muda de tecnologia em processadores. Há dez anos, a empresa de Jobs migrou para o PowerPC, da IBM, obrigando milhões de desenvolvedores em todo o mundo a se adequarem ao novo sistema. No próximo ano, eles serão obrigados a repetir o processo de adaptação.
Durante o evento, o CEO da Apple fez uma demonstração com um modelo de Mac já operando com processador Intel. Ele também apresentou, aos 3 800 profissionais de TI presentes, um kit de transição que permite trabalhar nos dois sistemas até que a migração seja totalmente finalizada. O kit custará cerca de 1 000 dólares.
Os analistas vêem a mudança com certo ceticismo. Segundo eles, mesmo os clientes mais fiéis da Apple não aceitarão facilmente a nova tecnologia. A mudança exigirá que os usuários de Apple migrem para o novo sistema sempre que desejarem baixar uma nova versão do sistema operacional (MacOS) ou utilizar algum serviço da empresa. A aposta de Jobs é que, com os processadores Intel, os computadores da Apple passarão a ter um preço mais acessível, conquistando novos consumidores.