Tecnologia

Smartphones já são usados por 29% da população global

Nos Estados Unidos os smartphones já chegam a 65% de penetração e na Europa, a 50%

O estudo sublinha que o mercado de smartphones não será dominado por um único sistema operacional (Emmanuel Dunand/AFP)

O estudo sublinha que o mercado de smartphones não será dominado por um único sistema operacional (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2011 às 10h19.

São Paulo - As remessas de smartphones representaram 29% do total de celulares no terceiro trimestre, o que revela que esses aparelhos já não são mais uma tendência entre aficionados por tecnologia, de acordo com estudo da Vision Mobile.

Entretanto, quando este percentual é quebrado por região geográfica, as disparidades ficam evidentes. Nos Estados Unidos os smartphones já chegam a 65% de penetração e na Europa, a 50%. Nos mercados em desenvolvimento, porém, a fraça é bem inferior – 19% na Ásia-Pacífico, 17% na América Latina e 18% na África e no Oriente Médio.

O estudo sublinha que o mercado de smartphones não será dominado por um único sistema operacional. "O mercado de mobilidade ainda terá diversos personagens por muitos anos", diz o documento.

A consultoria afirma que os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, continuarão a liderar o mercado. Sobre o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone, que traz a expectativa de desequilibrar um pouco este jogo de forças, os analistas afirmam que ele pode desafiar apenas o Blackberry pelo terceiro lugar no ranking.

O que diferenciará cada sistema operacional é a oferta de aplicativos, diz o estudo. Em outubro, o iOS e o Android detinham a maior quantidade de apps, com 500 mil e 300 mil, respectivamente. O restante estava bem atrás – o sistema operacional do Blackberry possui 35 mil aplicativos, enquanto o Windows Mobile tinha 30 mil e o Symbian, 25 mil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Galaxy S24 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro ou 15 Pro Max: qual vale mais a pena na Black Friday?

Xiaomi Poco X6: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

Moto G24 Power: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?