Tecnologia

Fulldome, o cinema 3D de 180 graus, chega ao Brasil

Domo inflável pode ser montado em um dia e chega a até 10 metros de altura

Esquema que mostra o Fulldome: cinco projetores de última geração projetam uma imagem com resolução melhor que a do full HD (Evandro Bertol)

Esquema que mostra o Fulldome: cinco projetores de última geração projetam uma imagem com resolução melhor que a do full HD (Evandro Bertol)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2013 às 14h37.

São Paulo – A visita a um planetário é uma experiência inesquecível para qualquer criança que senta na cadeira inclinada, em um ambiente escuro, e tem a sensação única de olhar para o universo. Essa foi a inspiração da produtora paulistana Visualfarm para desenvolver o Fulldome, um sistema de projeção que pretende resgatar essa sensação.

“Não há um método de imersão mais poderoso do que a projeção de um planetário. No cinema, você olha para os lados e ainda enxerga pessoas. A magia se perde. No domo, a imagem ocupa todo o campo de visão. Não é possível escapar dela”, afirma Alexis Anastasiou, sócio e diretor artístico da produtora Visualfarm, formada por artistas, designers, VJs e engenheiros de projeção.

Instalado no início de abril para testes em um cinema abandonado no centro de São Paulo, o efeito gerado pelo Fulldome é hipnotizante. Cinco projetores de última geração projetam uma imagem com resolução melhor que a do full HD. O domo é inflável e pode ser montado em um dia. Tem até 10 metros de altura, com 20 metros de diâmetro e capacidade para 200 pessoas sentadas.

A ideia é oferecer a experiência a empresas e agências de publicidade, além de instituições educacionais. “Temos a intenção de levar o Fulldome para faculdades e escolas, pois é um método bom de engajar alunos em temas complexos, como economia”, afirma Anastasiou. Será a mesma sensação do planetário, mas dentro de uma sala de aula.

Acompanhe tudo sobre:Educação3D

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs