Série Sonic completa 23 anos; relembre a história do mascote
Sonic The Hedgehog, um dos maiores mascotes do mundo dos games, faz aniversário em 23 de junho - dia em que o primeiro jogo da série foi lançado. Relembre os principais...
Da Redação
Publicado em 23 de junho de 2014 às 11h57.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h51.
Sonic The Hedgehog, um dos maiores mascotes do mundo dos games, faz aniversário em 23 de junho - dia em que o primeiro jogo da série foi lançado. Relembre os principais momentos da trajetória do herói.
O primeiro Sonic the Hedgehog foi lançado em 23 de junho de 1991, para o Mega Drive, nos Estados Unidos. Ele trazia gráficos coloridos, uma ótima trilha sonora, e jogabilidade bem mais rápida do que o rival, Super Mario.
Todos os games da sua fase clássica são memoráveiz. Sonic 2 inlcuiu Tales, Sonic 3 trouxe Knuckles, Sonic & Knuckles permitia unir 2 cartuchos para criar uma experiência totalmente diferente, e Sonic CD (imagem) permitia viagem no tempo.
A Sega já experimentava com spin-offs estrelados pelo mascote desde aquela época. Um deles é Sonic Spinball, game que transforma o personagem em bola de fliperama, também no Mega Drive.
Também no Mega Drive começaram as experiências em levar Sonic para o mundo 3D. 3D Blast saiu em 1996 e era um game interessante do ponto de vista técnico, mas não uma aventura das mais divertidas.
Enquanto isso, nos arcades, o mascote se envolvia no seu primeiro torneio de lutas. Sonic the Fighters saiu em 1996 e incluiu personagens totalmente novos Fang the Sniper e Bean The Dynamite, além dos heróis clássicos.
Além das lutas, Sonic também teve seu próprio game de corrida na década de 90. Depois de dois Sonic Drift, para o Game Gear, Sonic R saiu para o Sega Saturn em 1997 e colocava o herói, a pé, contra seus adversários.
Depois de um tempo de baixa no Saturn, Sonic voltou triunfante com a série Adventure, no Dreamcast - a primeira versadeira incursão do personagem no universo 3D. Os dois jogos foram bastante populares.
Sonic Heroes foi uma evolução de Adventure. Ele seguia o mesmo estilo, mas colocava o jogador no controle de um time com 3 personagens, cada um com poderes diferentes.
Sonic Riders é outro game de velocidade estrelado pelo mascote da Sega. Em vez de correr a pé ou em carros, porém, aqui a disputa é em cima de pranchas voadoras a la De Volta Para o Futuro. A sub-série teve três jogos.
Em 2006, a Sega decidiu "rebootar" a franquia e lançou Sonic The Hedgehog para Xbox 360 e PlayStation 3 - considerado um dos piores episódios da série por ter vários problemas técnicos.
No Wii, Sonic ganhou vários games inspirados em lendas famosas. Sonic and the Secret Rings era baseado nas Mil e Uma Noites, e Black Knight, na lenda do Rei Artur.
O Wii também recebeu Sonic Colors, em 2010. O game introduz uma série de poderes especiais para o personagem, que vêm através de pequenas criaturas coloridas.
Em 2011 a Sega lançou Sonic Generations, game que mistura os dois estilos de gameplay da série: 2D, como nos clássicos, e 3D, como na era Adventure.
A fórmula clássica retornou em Sonic 4, game dividido em dois episódios lançados exclusivamente para download.
Sonic All-Stars Racing é a outra série de corrida estrelada pelo mascote da Sega. Ela tem dois games, sendo o mais recente o ótimo Transformed - no qual os carros viram aviões e submarinos.
Lost World é o Sonic mais recente, exclusivo para o Wii U. Ele tem partes que funcionam em 2D, como nos Sonic clássicos, e exploração em mundos "cônicos", de vários lados.