Senior faz 2ª aquisição do ano e quer dobrar faturamento para R$ 1 bilhão
A fabricante de softwares de gestão anuncia a compra da Alcis, concorrente especializada no setor de logística, e quer consolidar o segmento
Filipe Serrano
Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 13h27.
Última atualização em 9 de fevereiro de 2021 às 14h35.
A empresa de tecnologia Senior Sistemas, uma das maiores fabricantes de softwares de gestão no país, anuncia nesta terça-feira (9) a aquisição da Alcis, de São Paulo, num movimento para expandir a atuação no mercado de software para a gestão de logística .
Fundada em 1999 por Luiz Antônio Rêgo, a Alcis se especializou em desenvolver soluções tecnológicas para fazer a gestão do transporte de cargas e do armazenamento de produtos em centros de distribuição.
No jargão do mercado, os produtos dessas linhas são conhecidos pelas siglas TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System).
Atualmente, Alcis atende 110 clientes no país e tem grande participação em empresas que fazem o armazenamento de produtos frios e também no mercado de armazéns de produtos para a exportação, os chamados recintos alfandegários.
Entre os clientes da empresa estão Premier Pet, Eucatex, Profarma, TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), Multilog, Lojas Lebes, Mash, Canetas Compactor, Amanco, Krona Tubos e Conexões, Tigre Tubos e Conexões.
“A nossa tese desse investimento está muito pautada no fortalecimento no setor de logística, um segmento que se expandiu muito principalmente em 2020 puxado pela digitalização das empresas e do do e-commerce”, diz Alencar Berwanger, diretor de novos negócios da Senior. O valor do negócio não foi divulgado.
A Senior já tem hoje uma participação expressiva no comércio eletrônico. Segundo o executivo, entre 45% e 50% das compras realizadas durante a Black Friday passaram pelos softwares de logística e armazenamento da empresa. Mas a aquisição da concorrente Alcis eleva a atuação da empresa nesse segmento.
O plano de aquisições da Senior
A aquisição da Alcis é a segunda anunciada pela empresa em 2021, depois de comprar a colombiana Novasoft no fim de janeiro. Com isso, a empresa já iguala o número de aquisições realizadas em 2020.
A estratégia da empresa fazer aquisições para se fortalecer em setores estratégicos, como logística, agronegócio, construção e manufatura. Pelo menos mais um negócio deve ser fechado neste primeiro semestre.
O objetivo da Senior é dobrar o faturamento até 2024, atingindo uma receita anual de 1 bilhão de reais.
“Ainda tem muito espaço para fortalecer nossa operação como a principal fornecedora de software de logística, seja na cadeia de fornecimento, seja na cadeia de armazenagem. Quanto mais produtos, mais conseguimos atender os clientes com um portfólio diversificado”, diz Berwanger.