Revisite a história da série Final Fantasy
Em 18 de dezembro de 1987 a japonesa Square lançou Final Fantasy e mudou o mundo dos games. Relembre aqui a história da série.
Da Redação
Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 12h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h58.
Em 18 de dezembro de 1987 a japonesa Square lançou Final Fantasy e mudou o mundo dos games. Relembre aqui a história da série.
O primeiro Final Fantasy foi lançado originalmente para o NES e, posteriormente, várias outras plataformas. Com ele nasceu o sistema de Jobs.
O segundo Final Fantasy saiu em 1988 no Japão e é bem parecido com o original, mas adota um sistema totalmente diferente de evolução de personagens.
Final Fantasy III veio em 1990 e ganhou diversos ports - como esse 3D, que saiu para iOS, Android e DS. Ele levou à frente o sistema de Classes de personagem.
Final Fantasy IV, de 1991, foi o primeiro game da série para o Super Nintendo. Foi o primeiro a ter uma história bastante focada nos seus personagens, bastante icônicos até hoje.
Final Fantasy V saiu em 1992 e aprimorou ainda mais o sistema de Jobs. Por outro lado, tem um elenco menos interessante que o game anterior da série.
Final Fantasy VI, de 1994, é um dos mais populares da série pela sua história e personagens extremamente marcantes. A trilha sonora também é de altíssima qualidade.
Final Fantasy VII (1997) trouxe a série para o PlayStation, onde ficaria por muitos anos. É o game de onde vieram Cloud e Sephiroth, alguns dos personagens mais populares da franquia.
Final Fantasy VIII (1999) tem outro dos protagonistas mais populares da série: Squall. O game saiu um pouco da fantasia e apresentou um universo um pouco mais realista.
Depois de dois games com temática tecnológica, Final Fantasy IX (2000) voltou à fantasia medieval clássica - inclusive escalando personagens pequeninos como antigamente.
Final Fantasy X (2001) marcou a estreia da franquia no PlayStation 2. Um dos seus elementos marcantes é o Sphere Grid, sistema de evolução de personagem em cima de um tabuleiro.
Final Fantasy X-2 (2003) é um jogo incomum no sentido de que é uma sequência direta de Final Fantasy X. Ele é protagonizado por Yuna, Rikku e Paine.
Final Fantasy XI (2003) quebrou com os paradigmas da série e foi para o mundo online: ele é um MMORPG para PC, PlayStation 2 e Xbox 360 que é bastante jogado até hoje.
Final Fantasy XII (2006) também tem cara de MMORPG, mas não é. O game foi marcado pela troca de diretores no meio da produção, o que prejudicou alguns dos seus aspectos como a história.
Final Fantasy XIII (2009) marcou outro salto de geração, levando a série para o PS3 e o 360. A aventura de Lightning foi criticada por ser muito simples e linear.
Final Fantasy XIII-2 (2011) é outra sequência, como FFX-2 foi. Aqui Lightning dá lugar à sua irmã Serah e um novo personagem chamado Noel.
Lightning Returns: Final Fantasy XIII (2013) é a terceira e última parte da sub-série XIII. Nele, Lightning retorna para amarrar pontas soltas na trama.
Final Fantasy XIV (2010) é o MMORPG sucessor de FFVI. Ele saiu com vários problemas e foi reiniciado com A Realm Reborn, de 2013.
Final Fantasy XV é o próximo jogo da série que ainda não tem data definida de lançamento. Ele seguirá um estilo mais voltado para a ação do que o das batalhas em turnos de antigamente.
Final Fantasy Tactics (1997) é um spin-off que gerou uma série própria. Como o próprio nome sugere, seu forte são as batalhas complexas e estratégicas.
Final Fantasy Crystal Chronicles (2003) foi uma sub-série nascida no GameCube que tinha como grande diferencial a inclusão de multiplayer para até quatro pessoas.
Dissidia Final Fantasy (2008) é uma sub-série para o PSP que não é RPG e sim de luta. Nele todos os principais heróis e vilões da série se enfrentam em batalhas mano-a-mano.
Crisis Core Final Fantasy VII (2007) é um spin-off para PSP que conta a história do que aconteceu antes de FF VII. É protagonizado por Zack, ex-companheiro de Cloud.
Acredite ou não, Final Fantasy teve um filme próprio. Spirits Within estreou em 2001 e não tem muito a ver com nenhum jogo da série.
Final Fantasy VII: Advent Children (2005) foi outro longa de animação que continou os aventos de FFVII. Esse teve uma recepção muito melhor que Spirits Within.