Revisite a história da série Final Fantasy
Em 18 de dezembro de 1987 a japonesa Square lançou Final Fantasy e mudou o mundo dos games. Relembre aqui a história da série.
Da Redação
Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 12h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h58.
Em 18 de dezembro de 1987 a japonesa Square lançou Final Fantasy e mudou o mundo dos games. Relembre aqui a história da série.
O primeiro Final Fantasy foi lançado originalmente para o NES e, posteriormente, várias outras plataformas. Com ele nasceu o sistema de Jobs.
O segundo Final Fantasy saiu em 1988 no Japão e é bem parecido com o original, mas adota um sistema totalmente diferente de evolução de personagens.
Final Fantasy III veio em 1990 e ganhou diversos ports - como esse 3D, que saiu para iOS, Android e DS. Ele levou à frente o sistema de Classes de personagem.
Final Fantasy IV, de 1991, foi o primeiro game da série para o Super Nintendo. Foi o primeiro a ter uma história bastante focada nos seus personagens, bastante icônicos até hoje.
Final Fantasy V saiu em 1992 e aprimorou ainda mais o sistema de Jobs. Por outro lado, tem um elenco menos interessante que o game anterior da série.
Final Fantasy VI, de 1994, é um dos mais populares da série pela sua história e personagens extremamente marcantes. A trilha sonora também é de altíssima qualidade.
Final Fantasy VII (1997) trouxe a série para o PlayStation, onde ficaria por muitos anos. É o game de onde vieram Cloud e Sephiroth, alguns dos personagens mais populares da franquia.
Final Fantasy VIII (1999) tem outro dos protagonistas mais populares da série: Squall. O game saiu um pouco da fantasia e apresentou um universo um pouco mais realista.
Depois de dois games com temática tecnológica, Final Fantasy IX (2000) voltou à fantasia medieval clássica - inclusive escalando personagens pequeninos como antigamente.
Final Fantasy X (2001) marcou a estreia da franquia no PlayStation 2. Um dos seus elementos marcantes é o Sphere Grid, sistema de evolução de personagem em cima de um tabuleiro.
Final Fantasy X-2 (2003) é um jogo incomum no sentido de que é uma sequência direta de Final Fantasy X. Ele é protagonizado por Yuna, Rikku e Paine.
Final Fantasy XI (2003) quebrou com os paradigmas da série e foi para o mundo online: ele é um MMORPG para PC, PlayStation 2 e Xbox 360 que é bastante jogado até hoje.
Final Fantasy XII (2006) também tem cara de MMORPG, mas não é. O game foi marcado pela troca de diretores no meio da produção, o que prejudicou alguns dos seus aspectos como a história.
Final Fantasy XIII (2009) marcou outro salto de geração, levando a série para o PS3 e o 360. A aventura de Lightning foi criticada por ser muito simples e linear.
Final Fantasy XIII-2 (2011) é outra sequência, como FFX-2 foi. Aqui Lightning dá lugar à sua irmã Serah e um novo personagem chamado Noel.
Lightning Returns: Final Fantasy XIII (2013) é a terceira e última parte da sub-série XIII. Nele, Lightning retorna para amarrar pontas soltas na trama.
Final Fantasy XIV (2010) é o MMORPG sucessor de FFVI. Ele saiu com vários problemas e foi reiniciado com A Realm Reborn, de 2013.
Final Fantasy XV é o próximo jogo da série que ainda não tem data definida de lançamento. Ele seguirá um estilo mais voltado para a ação do que o das batalhas em turnos de antigamente.
Final Fantasy Tactics (1997) é um spin-off que gerou uma série própria. Como o próprio nome sugere, seu forte são as batalhas complexas e estratégicas.
Final Fantasy Crystal Chronicles (2003) foi uma sub-série nascida no GameCube que tinha como grande diferencial a inclusão de multiplayer para até quatro pessoas.
Dissidia Final Fantasy (2008) é uma sub-série para o PSP que não é RPG e sim de luta. Nele todos os principais heróis e vilões da série se enfrentam em batalhas mano-a-mano.
Crisis Core Final Fantasy VII (2007) é um spin-off para PSP que conta a história do que aconteceu antes de FF VII. É protagonizado por Zack, ex-companheiro de Cloud.
Acredite ou não, Final Fantasy teve um filme próprio. Spirits Within estreou em 2001 e não tem muito a ver com nenhum jogo da série.
Final Fantasy VII: Advent Children (2005) foi outro longa de animação que continou os aventos de FFVII. Esse teve uma recepção muito melhor que Spirits Within.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Adeus ao TikTok? Influenciadores tentam se reinventar diante de possível banimento nos EUAAdiamento de foguete da Blue Origin desafia a ambição espacial de Jeff BezosZuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia
Mais na Exame
Mercado ImobiliárioQual é o prédio mais alto do Brasil?