Relembre a trajetória de Eduardo Campos
Morto em acidente nesta quarta-feira, o candidato à presidência Eduardo Campos começou na política ainda na faculdade. Filiou-se ao PSB em 1990, quando foi eleito...
Da Redação
Publicado em 18 de agosto de 2014 às 15h34.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h49.
Morto em acidente nesta quarta-feira, o candidato à presidência Eduardo Campos começou na política ainda na faculdade. Filiou-se ao PSB em 1990, quando foi eleito deputado estadual.
Em 1993, foi eleito deputado federal, cargo que deixou entre 1995 e 1998 para ser secretário de Governo e secretário da Fazenda do governo de Miguel Arraes, então governador de Pernambuco.
Já em 1998, concorreu novamente a deputado federal e foi eleito mais uma vez, com mais de 170 mil votos, um recorde para o estado pernambucano.
Em 2004, tornou-se Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, a convite do próprio presidente. No cargo, foi responsável por articular e aprovar o programa de biossegurança, relacionado ao uso de células-tronco em pesquisas.
Em 2005, assumiu a presidência nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), depois de passar 15 anos filiado ao grupo.
No ano seguinte, pediu licença do cargo para se candidatar a governador de Pernambuco. Foi eleito no segundo turno, quando conseguiu 60% dos votos.
Campos ainda foi reeleito em 2010, ao vencer as eleições ainda no primeiro turno e com 80% dos votos válidos.
Seguiu no cargo até abril deste ano, quando oficializou sua candidatura à presidência, motivado pelo bom desempenho do PSB nas eleições municipais do ano passado.
O ex-governador fez seu partido deixar de apoiar Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e trouxe para seu lado Marina Silva, outra ex-aliada do PT.
Na última pesquisa Ibope, divulgada na semana passada, ambos apareciam com 9% das intenções de voto número que ainda mudaria após os debates e sequências de entrevistas que começariam nesta semana.