Acompanhe:

Rede social russa que quer ser novo Orkut cativa brasileiros

Com comunidades e recurso que permite compartilhamento de música, rede social russa VKontakte atrai cada vez mais brasileiros após anúncio do fim do Orkut

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Pavel Durov: em 2006, ele criou o VKontakte, a principal rede social da Rússia
 (Reprodução/VK.com)

Pavel Durov: em 2006, ele criou o VKontakte, a principal rede social da Rússia (Reprodução/VK.com)

S
Saulo Pereira Guimarães

Publicado em 23 de julho de 2014 às, 15h58.

São Paulo - Uma rede social russa pode assumir o lugar do Orkut após seu fechamento, previsto para setembro. Batizado de VKontakte (VK), o site vem conquistando cada vez mais usuários brasileiros.

O principal motivo disso é o fato do VK contar com mais de 8 mil comunidades. No passado, os grupos de discussão foram uma das principais razões do sucesso do Orkut no país. E agora, podem ajudar o VK a dar certo por aqui.

Comunidades como a Brasileiros já reúnem mais de 5 mil membros. Outras, como a Sobreviventes do Orkut, ultrapassam 6 mil participantes e discutem diversos assuntos em cerca de 200 tópicos criados até agora.

Mas se engana quem pensa que os grupos de discussão são a única atração do VK.

My Music

Wagner Ramos chegou a administrar comunidades no Orkut e entrou no VK para seguir acompanhando os grupos que migraram para rede social russa.

"A ferramenta mais legal do VK, na minha opinião, é a parte de músicas, na qual o usuário pode fazer sua playlist com as já existentes no site ou fazer upload", afirmou Ramos em entrevista a EXAME.com.

Ele não é o único a admirar o My Music, recurso que permite a qualquer um subir um arquivo de música no site e colocá-lo à disposição dos outros. 

"Música no VK acabou subistituindo o Spotify", afirmou Diego Batista, em alusão ao serviço de streaming pago que estreou em maio no Brasil. Para acessar a rede social russa, Batista usa o app para smartphones - disponível em versões gratuitas para Android e iOS.

"É muito bom conversar e ao mesmo tempo escutar seu artista favorito", afirmou David Salles, que acessa o site diariamente após ter se cadastrado por indicação de amigos. Assim como ele, outros usuários elogiaram diversas funcionalidades do VK.

Funcionalidades

"É simples, direto, sem firulas", afirmou Gustavo Ferreira, que é fã das comunidades do VK.

"O VK é uma rede social com mais de 260 milhões de usuários e não tem propaganda de nada", destacou Tiago Fernandes, que entrou na rede após o anúncio do fim do Orkut.

Estudante de Tecnologia em Sistemas para Internet, Jhonny Gonçalves acessa o VK, em média, duas vezes por semana. "Com o encerramento do orkut, acredito que as pessoas irão migrar para o VK", afirma ele. Porém, nem tudo é perfeito no site.

Blogueira e administradora do site Nosso Português, Monique Paulenak considera a rede "viciante", mas afirma que o app do VK ainda deixa a desejar. "O site não censura imagens eróticas", adverte ela.

Criado em 2006 por Pavel Durov, o VK é a principal rede social na Rússia. Ainda é cedo para dizer se o site vai pegar ou não no Brasil. Porém, é bom ficar de olho. "Pode ser que o VK não venha a ser uma rede influente no Brasil, mas vai que...", resume bem Ferreira.

Últimas Notícias

Ver mais
Depois de investir R$ 7 bilhões no Brasil, a chinesa Kwai tem novos planos para o país
Tecnologia

Depois de investir R$ 7 bilhões no Brasil, a chinesa Kwai tem novos planos para o país

Há 3 horas

Efeito Beyoncé: vendas de botas cowboy cresceram 45% após lançamento de álbum
Casual

Efeito Beyoncé: vendas de botas cowboy cresceram 45% após lançamento de álbum

Há 4 horas

Os três motivos que levam à inadimplência no Brasil, segundo o Google
seloMinhas Finanças

Os três motivos que levam à inadimplência no Brasil, segundo o Google

Há 7 horas

Brasil disputa com EUA na produção de algodão e aposta é na digitalização do setor
Um conteúdo Bússola

Brasil disputa com EUA na produção de algodão e aposta é na digitalização do setor

Há 9 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais