Receitas de plano de dados no Brasil estão abaixo da média de AL
São Paulo Dados divulgados pela 4G Américas indicam que o Brasil ocupa a sexta colocação entre os países latino-americanos em receitas geradas pelo uso da banda...
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.
São Paulo Dados divulgados pela 4G Américas indicam que o Brasil ocupa a sexta colocação entre os países latino-americanos em receitas geradas pelo uso da banda larga móvel. De acordo com a pesquisa, operadoras de Argentina, México, Venezuela, Equador e Colômbia têm maior lucratividade com os seus serviços 3G e 4G do que as companhias com negócios em território nacional.
A 4G Américas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações no continente americano.
No Brasil, 78% das receitas vêm dos serviços de voz, enquanto apenas 22% do dinheiro está relacionado aos planos de dados. Na América Latina, a média geral das receitas geradas por dados é de 27%, enquanto na América do Norte o percentual é de 43%.
No comunicado, Erasmo Rojas, diretor da 4G Américas para América Latina e Caribe, afirmou que os serviços de dados superarão a demanda pelos planos de voz em pouco tempo. Com isso, é necessário empenho das agências e órgãos governamentais para o investimento necessário em desenvolvimento das redes.
Na última quarta-feira, Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, afirmou que a infraestrutura das redes de 3G e 4G precisa ser amplamente desenvolvida no país. O político afirmou que o número de usuários de 3G cresceu 70% em 2012.
Veja gráfico fornecido pela 4G Américas: