- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Saiba como a Shein usa tecnologia contra a rival Temu na dominação do varejo global
As gigantes do e-commerce chinês intensificam suas táticas competitivas nos mercados internacionais, evocando uma investigação sobre monopólio
Modo escuro
Temu vs. Shein: disputa entre rivais chega em novo nível (Reprodução/Getty Images)

Publicado em 31 de julho de 2023 às, 10h41.
Última atualização em 31 de julho de 2023 às, 10h46.
A competição entre duas das maiores empresas de comércio eletrônico da China, Shein e Temu, está ganhando novos contornos, à medida que ambas expandem seus interesses e táticas nos mercados internacionais.
O mais recente movimento foi um documento judicial apresentado pela Temu, nos EUA, acusando a Shein de práticas anti-competitivas.
Segundo a Temu, a Shein usou o seu marketplace, que atualmente conta com uma robusta análise de dados para prever vendas e antecipar estoques, e estabeleceu contratos exclusivos com fabricantes de roupas, impedindo o acesso a fornecedores por outras empresas.
Dados da Temu indicam que, entre cerca de 8.338 fabricantes capazes de atender a demanda de fast fashion, ao menos 70% deles tiveram de assinar acordos de exclusividade com a Shein.
Estilo chinês de competir
A prática não é novidade na China. No passado, o Alibaba impôs a política do "escolher um entre dois", na qual os fornecedores eram solicitados a vender exclusivamente em suas plataformas prometendo ganhos excepcionais ao usar de mais tecnologia para vender.
No final de 2020, o governo chinês lançou uma investigação sobre o Alibaba por práticas de monopólio.
Desde então, a China propôs uma lei anti-monopólio para controlar o poder de seus gigantes da internet. Agora, a questão é se haverá alguma ação no combate em curso entre Shein e Temu.