Publicidade na web fatura R$ 224 milhões
SÃO PAULO - Pela primeira vez, a publicidade online figura - e até que bem, diga-se de passagem - no Projeto Inter-Meios, levantamento anual realizado da PricewaterhouseCoopers junto às maiores agências do país com exclusividade para o jornal Meio&Mensagem. Este é o 12° ano que o estudo é realizado, medindo os investimentos na área publicitária. […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
SÃO PAULO - Pela primeira vez, a publicidade online figura - e até que bem, diga-se de passagem - no Projeto Inter-Meios, levantamento anual realizado da PricewaterhouseCoopers junto às maiores agências do país com exclusividade para o jornal Meio&Mensagem.
Este é o 12° ano que o estudo é realizado, medindo os investimentos na área publicitária. E a publicidade online estréia no ranking com um total acumulado, em 2001, de 224,91 milhões de reais em investimento, sendo 215,6 milhões de faturamento direto (negociações diretas com o anunciante) e 9,28 milhões de faturamento via agências. Este número é superior ao obtido por mídia exterior (203,8 milhões de reais) e da tevê por assinatura (142,6 milhões de reais, um dos setores que mais caiu no último ano, perdendo apenas para o outdoor). Como não há base de comparação, no entanto, os investimentos em web serão incluídos no cômputo geral do mercado publicitário apenas no próximo estudo, referente a 2002.
Curiosamente, no mercado de publicidade em geral, uma das ausências mais sentidas no fraco ano de 2001, segundo o levantamento do Meio&Mensagem, foi a dos anúncios das pontocoms.