Tecnologia

PonoPlayer, do roqueiro Neil Young, é o iPod dos audiófilos

Neil Young conseguiu mais de 2 milhões de dólares em contribuições para o PonoPlayer no Kickstarter em apenas um dia

PonoPlayer é a ideia de Neil Young para competir com o iPod da Apple (Divulgação)

PonoPlayer é a ideia de Neil Young para competir com o iPod da Apple (Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 13 de março de 2014 às 14h28.

São Paulo – Um projeto no Kickstarter criado pelo músico canadense Neil Young arrecadou mais de 2,5 milhões de dólares em pouco mais de um dia. O PonoPlayer é uma ideia que pretende ser o iPod para arquivos de áudio em altíssima qualidade. Ainda com 33 dias de financiamento pela frente, o PonoPlayer já captou 25% do valor do total do projeto mais bem sucedido da história da plataforma, o relógio Pebble.

Young afirma que a música que ouvimos não é da maneira como os artistas gostariam. Isso acontece já que existe compressão do arquivo (que implica perda de qualidade) para que ela seja colocada em um CD ou transformada em arquivo MP3.

A ideia de Young é criar um serviço que reúna um tocador, o PonoPlay, de arquivos sem compressão (normalmente em formato FLAC) e uma loja virtual, a PonoMusic. Será o iTunes dos audiófilos.

Para isso, Young montou uma equipe de desenvolvimento e colocou um projeto na plataforma Kickstarter para coletar 800 mil dólares. O valor foi facilmente superado em menos de um dia.

Na páginas do PonoPlayer no Kickstater, um vídeo apresenta a ideia. Com 11 minutos, o número de estrelas da música é impressionante. Desde nomes históricos como do inglês Elton John, até artistas mais jovens como Mumford & Sons contam como é surpreendente ouvir música no PonoPlayer.

O dispositivo não é a coisa mais linda do mundo. Com formato triangular e espessura de 2,5 centímetros, ele não será um player tão portátil. Ele virá com uma memória interna de 64 GB, além de outro cartão microSD de mais 64 GB, totalizando 128 GB.

O preço de venda em varejo será de 399 dólares. É um valor bem alto. Em comparação, um iPod classic, com 160 GB de memória sai por 249 dólares, no Estados Unidos. O PonoPlayer fica um pouco mais barato para quem doar pelo Kickstater. Com uma doação de ao menos 300 dólares, uma versão do aparelho será enviada.

Veja o vídeo de apresentação do PonoPlayer:

//player.vimeo.com/video/88705147?title=0&byline=0&portrait=0&color=ff9933

Acompanhe tudo sobre:ArteCrowdfundingEntretenimentoIndústria da músicaiPodiTunesMúsica

Mais de Tecnologia

A resposta da China para os bloqueios dos EUA: US$ 47 bilhões para autossuficiência em chips

Que música está tocando? Veja 5 formas de descobrir

Lei que regula pesquisa clínica com seres humanos é sancionada após nove anos de tramitação

Drones brasileiros: Psyche Aerospace recebe aporte de R$ 15 milhões para drone agrícola autônomo

Mais na Exame