Philco se alia à Roku para criar nova TV 4K no Brasil
O sistema operacional da Roku permite que TVs sejam controladas pela Siri, do iPhone
Lucas Agrela
Publicado em 14 de janeiro de 2021 às 16h15.
Última atualização em 28 de janeiro de 2021 às 16h11.
A Philco tem reforçado sua presença no mercado brasileiro de tecnologia nos últimos anos. A empresa já lançou celulares com sistema operacional Android, como o Hit P10, e agora aliou-se à Roku, uma empresa americana voltada ao streaming, para criar uma nova TV 4K para o mercado brasileiro, que chega em tamanhos de 50 e 58 polegadas -- com tecnologia LED.
Com o sistema operacional da Roku, a TV da Philco tem acesso a aplicativos de streaming de vídeo, como Netflix, Disney+, Prime Video, Globoplay e Pluto TV. Segundo a Roku, sua plataforma viabiliza acesso a mais de 100.000 filmes em 5 mil canais. O sistema também tem uma ferramenta de busca que permite encontrar conteúdos em todos os aplicativos. O Roku também é compatível com a tecnologia de espelhamento de tela da Apple chamada AirPlay e com o Homekit, um software que permite controlar a TV com a Siri.
A Philco é conhecida por ter trazido a primeira TV ao mercado brasileiro ainda na década de 1950 e a companhia é controlada pelo grupo Britânia desde 2007 e tem capital 100% nacional.
Já a Roku atua no mercado de dispostivos que levam recursos conectados a TVs simples desde os anos 2000. No final de 2020, a companhia atingiu a marca de 51,2 milhões de usuários ativos mensalmente em sua plataforma em todo o mundo. No último ano, foram quase 60 bilhões de horas de streaming, são quase 4h por conta ativa por dia, segundo Luis Bianchi, diretor de marketing da Roku para a América Latina.
O modelo de 50 polegadas da nova TV da Philco com o sistema da Roku já está disponível no mercado brasileiro com preço sugerido de 3.399 reais. O modelo 4K com tela de 58 polegadas e versões com resoluções HD e Full HD chegarão nos próximos meses.
O lançamento no Brasil acontece na mesma semana da CES 2021, o maior evento de tecnologia do mundo e que é realizado totalmente online neste ano. Foram apresentadas tecnologias novas de TVs por empresas como Samsung, LG, Sony e TCL. A Samsung começou os lançamentos ainda na semana passada, quando anunciou televisores das linhas Neo QLED, QLED e Crystal e a nova tecnologia mini-LED.