Pesquisadores criam algoritmo que remove reflexos de janelas de fotos
A tecnologia quebra uma imagem em vários pedaços para definir quais partes são um reflexo
Da Redação
Publicado em 11 de maio de 2015 às 13h52.
Pesquisadores do MIT desenvolveram um algoritmo que percebe e remove automaticamente reflexos em uma imagem.
Para que o algoritmo criado pela equipe liderada pelo pesquisador YiChang Shih funcione, a janela que produz o reflexo precisa ser de vidro duplo, conhecido como "termoacústico", mais grosso do que o convencional.
Isso porque o vidro duplo produz dois tipos de reflexo levemente distorcidos, que o algoritmo usa para definir quais partes da imagem são um reflexo indesejado e, no passo seguinte, aplicar as correções necessárias para removê-lo.
A técnica também funciona com vidros mais grossos, por causa da distância entre as superfícies interna e externa do vidro, que também produzem dois reflexos desalinhados.
O algoritmo usa uma técnica que quebra uma imagem digital em blocos de pixels de 8x8, ajudando a definir quais deles fazem parte de um reflexo e, portanto, devem ser retirados da figura final.
Segundo Shih, a ideia é vender a tecnologia para fabricantes de câmeras, fazendo com que elas eliminem automaticamente os reflexos de uma foto tirada atrás de uma janela. Outra opção é instalar o algoritmo em softwares de edição de imagem.
Mas também existe um uso militar para a tecnologia. Com o algoritmo, drones (e outros tipos de robôs) tornam-se capazes de enxergar através de janelas sem se confundirem ou entenderem errado o que está do outro lado.
Fonte: MIT